segunda-feira, 30 de junho de 2008

Wimbledon 2008 - Dia 8

O dia 8 trouxe os melhores jogos de Wimbledon, com alguns deles a serem disputados até ao 5º e decisivo set.

Os destaques:

- Partida inesquecível entre Richard Gasquet e Andy Murray, cinco sets fabulosos com o escocês a dar a volta a um resultado de dois sets contra e a vencer num encontro épico, com uma recuperação fechada as 21h35m para gáudio dos britânicos que encheram o court central.

- Federer avançou igualmente para os quartos de final, depois de ultrapassar com relativa facilidade Leyton Hewit, por 7-6 6-2 6-4.

- Nadal, jogou face a um Youzhny que nunca acordou e venceu com uma facilidade estranha face a um adversário que este ano o tinha batido na final de Chennai por 6-1 6-0 em 40 minutos.

- Nas senhoras, as irmãs Williams continuam, possivelmente, rumo à terceira final da história de Wimbledon entre ambas. Hoje, Serena bateu Mattek e Venus ultrapassou Kleybanova.

- Jelena Jankovic e Svetlana Kuznetsova foram também afastadas de Wimbledon, perdendo ambas face a jogadoras que ganharam em torneios pré-Wimbledon. Jankovic perdeu com Tanasugarn, vencedora do Ordina Open ao passo que Svetlana perdeu com Radwanska, vencedora de Eastbourne. Estes resultados fazem com que Elena Dementieva seja agora a jogadora melhor rankeada e também com que Ana Ivanovic mantenha a posição de nº1 Mundial após este torneio.

O jogo do Dia: Gasquet vs Murray, dois jogadores com grande toque de bola, um ténis inteligente, um jogo fabuloso, o melhor até agora deste torneio.

A performance do Dia: Mario Ancic, esteve a perder por 0-2 em sets e ganhou por 13-11 na 5ª partida a Mário Ancic. Agora, segue-se Federer.

Foto do Dia:

Para amanhã: Dia 100% dedicado ás senhoras, com as 4 partidas dos quartos de final femininas.

Jogo mais aguardado: Dementieva vs Petrova

domingo, 29 de junho de 2008

Euro 2008 - Final - Espanha vs Alemanha


Foi preciso vir a final, para que o gelo alemão quebrasse, às mãos dos "nuestros hermanos".
Um verdadeiro banho de bola, foi o que se sucedeu esta noite no Ernest Happel em Viena, num jogo de sentido único onde a Espanha poderia ter construído uma goleada histórica.
Ainda assim, foi o golo solitário de Torres que ofereceu o título, a taça e o dinheiro, pois a Federação espanhola oferece 214 mil euros a cada jogador por este título.
Em 2012, há mais e veremos se a Espanha consegue revalidar o seu título.

Benfica Campeão Nacional de Futsal

O Benfica venceu hoje a equipa do Belenenses no jogo decisivo da final do Campeonato Final de Futsal.
Na Luz, o resultado foi de 4-2, após prolongamento, num jogo emocionante onde ainda assim, os encarnados estiveram sempre a dianteira.
Este foi assim, o 4º título do Benfica em 6 anos de História nesta modalidade.

Sacramento Monarchs batem Liberty em jogo emocionante

O equilíbrio continua a ser a nota dominante na edição de 2008 da WNBA.
Esta madrugada, as Sacramento Monarchs, equipa da portuguesa Ticha Penicheiro venceram em casa, as New York Liberty por 82-78, num jogo em que a equipa de Sacramento esteve a perder até aos últimos minutos.
Ticha fez mais um grande jogo, somando 12 pontos, 5 ressaltos e 7 (!!!) assistências.
As Sacramento estão assim muito perto dos lugares de acesso ao Play-Off sendo que nos últimos 6 anos participaram sempre nessa fase do campeonato, tendo ganho em 2005, tendo ficado em 2º lugar em 2006 e nas meias finais da Conferência o ano passado.

Porque todos somos muitos!

Há muito que se pedem novas instalações para o Estoril Open.
O único torneio de ténis português do circuito precisa de novas instalações para poder progredir, e para isso, Hugo Fernandes, com o apoio do blog O Ténis de Portugal iniciou uma petição, já assinada entre outros, pela maior promessa do ténis português e uma das maiores do ténis mundial, Michelle Larcher de Brito.

Fica aqui o link: http://www.mybannermaker.com/link.php?nurl=http%3A%2F%2Fwww.petitiononline.com%2Fplst135%2Fpetition.html

sábado, 28 de junho de 2008

Wimbledon 2008 - Dia 6

O dia 6 de Wimbledon, trouxe a Londres a normalidade. Apesar de algumas surpresas não houve nenhuma sonante como nos 3 dias anteriores.

Os destaques:

- Rafael Nadal avançou hoje, já ao início da noite, para a 4ª ronda de Wimbledon. O espanhol teve uma exibição pouco convincente, muito defensiva, mas ainda assim mais do que suficiente para ganhar facilmente ao alemão Kiefer por 7-6 6-2 6-3.

- Richard Gasquet foi enorme e venceu o compatriota Gilles Simon por 6-3 6-3 6-7 6-3. Gasquet perdeu ainda assim o primeiro set do torneio até ao momento.

- Gasquet vai agora jogar com Andy Murray, que está em grande forma. Hoje, o escocês ultrapassou Tommy Haas por 6-4 6-7 6-3 6-2.

- Nos outros encontros, Youzhny, Tipsarevic seguiram normalmente em frente ao passo que Schuetler e Cilic foram as surpresas do dia.

- Nas senhoras, Jankovic bateu Wozniacki em 3 sets, não mostrando um grande ténis.

- Venus Williams fez a melhor das três exibições até ao momento em Wimbledon, ultrapassando Maria Sanchez por 6-1 7-5.

- Entre as russas, Dementieva, Petrova e Kudryatseva avançaram na competição ao passo que Safina ficou pelo caminho.

Jogo do Dia: Sem dúvida o embate entre Youzhny e Stepanek, proporcionando mais de 4horas de ténis aos presentes, num encontro terminado às 21h31m.

Performance do Dia: Andy Murray, esteve mais uma vez muito bem. Demonstrando um toque de bola invejável, muita velocidade e muito boa lide com a pressão existente inerente ao único sobrevivente britânico nos singulares. Mas agora vem aí Gasquet, e as coisas pode complicar-se.


Wimbledon parece ser talismã para o melhor jogador francês

Para amanhã: Agora enganei-vos, amanhã é o Domingo Santo, não se joga em Londres. Para segunda temos todos os jogos dos oitavos de final, tanto do quadro masculino como do feminino.

Encontro mais aguardado: Murray vs Gasquet

Benfica iguala play-off final de Futsal

O Benfica venceu hoje por 6-0 a equipa do Belenenses, obrigando assim a final do campeonato de Futsal 2008 a rumar até um terceiro e decisivo jogo, amanhã de novo na Luz, por volta das 15 horas.
É um jogo decisivo para ambos os clubes numa modalidade com cada vez maior expansão no nosso país.

Wimbledon 2008 - Dia 5

O dia 5 de Wimbledon trouxe mais uma surpresa.
Desta vez deixo em pequenas notas o que de mais importante aconteceu.

- Ana Ivanovic desta vez não teve sorte, e ficou pela terceira ronda. A sérvia apanhou uma intocável Jie Zheng, perdendo por 1-6 4-6, resultado que faz com que Ivanovic se concentre agora nos Jogos Olímpicos de Pequim, onde vai ser a maior figura do seu país. Ainda assim, é possível que Ana mantenha o nº1, mas essas contas serão feitas apenas no final do torneio.

- Kuznetsova, Chakvetdze, Vaidisova e Serena Williams avançaram para a próxima ronda.

- Nos homens, Federer, Hewit, Baghdatis, Safin e Verdasco seguiram em frente ao passo que Ferrer ficou pelo caminho.

- Amanhã, entra Nadal de novo em court, num dia marcado pelo duelo entre Murray e Haas.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Wimbledon 2008 - A Caminhada de Gil

Terminou Wimbledon para Frederico Gil.
O português perdeu uma grande oportunidade de seguir em frente na competição de pares, pois esteve hoje, ao lado de Dick Norman a ganhar por 2-0 em sets, perdendo depois por 3-2, por 6-4 6-4 1-6 6-7 1-6.
Assim termina um belíssimo Wimbledon para as cores portuguesas.

Euro 2008 - Meias Finais - Rússia vs Espanha

Os espanhóis tinham a lição bem estudada.
A matéria principal? Anular Arshavin, o resto viria por consequência.
Vitória espanhola, convincente, fazendo prever uma boa final face a formação mais cínica deste EURO 2008, a Alemanha, que com a sua frieza sugou a paixão portuguesa e turca.
Sinceramente, suspeito que o mesmo venha a acontecer com a Espanha.

Wimbledon 2008 - Dia 4

O dia 4 em Londres trouxe mais surpresas, com a eliminação de alguns dos principais favoritos aos títulos de singulares.

Os destaques:

- Depois de Djokovic, Andy Roddick foi hoje afastado do torneio de Wimbledon. O carrasco foi Janko Tipsarevic, pelos parciais de 6-7 7-5 6-4 7-6, num jogo longo em que os pormenores determinaram o resultado final.

- Rafael Nadal, ultrapassou com alguma dificuldade o super talentoso letão Ernets Gulbis. O espanhol ainda perdeu o 1º set por 7-5, ganhando os 3 seguintes por 6-2 7-6 6-3.

- Murray, Gasquet, Mathieu e Youznhy seguiram em frente, ao passo que Almagro, Blake e Robredo ficaram já pelo caminho.

- Nas senhoras, o destaque vai para Maria Sharapova, uma das grandes favoritas ao título final. Sharapova foi derrota pela compatriota Kudriatseva por 6-2 6-4 numa exibição desinspirada da sereia da Sibéria.

- Venus Williams seguiu igualmente em frente ultrapassando a britânica Kheothavong por 7-5 6-2, num jogo onde mais uma vez, Williams demonstrou muita insegurança.

- Jelena Jankovic seguiu também em frente, ultrapassando Navarro por 6-1 6-3.

- Dementieva, Safina e Azarenka seguiram também em frente ao passo que Hantuchova, Penneta e Zvonareva ficaram pelo caminho.

Jogo do Dia: Gulbis vs Nadal, um jogo recheado de grandes pontos, com indecisão no resultado, oferecendo um primeiro grande teste ao número 2 mundial.

Performance do dia: Tipsarevic, uma vez que eliminou um dos candidatos e ao contrário de Sharapova que jogou francamente mal, jogou face a um Roddick a jogar a bom nível.

Foto do Dia:

Para amanhã: Início da terceira ronda, com os números 1 mundiais Ana Ivanovic e Roger Federer a voltarem ao court. Frederico Gil joga, pelas duas da tarde, a segunda ronda de pares. Força Frederico.

Jogo mais aguardado: Serena Williams vs Amelie Mauresmo

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Euro 2008 - Meias Finais - Alemanha - Turquia

Grande exibição duma formação que alinhou com um 11 inicial de retalhos e apenas 3 jogadores de campo disponíveis no banco.
A Turquia jogou, a Alemanha viu jogar e marcou quando foi preciso. Frieza alemã que chegou por vezes a ser cruel, com o 3-2 a marcar o resultado final.
Três remates à baliza, três golos, tal como Portugal.
Ainda assim, acredito que o favorito da final sairá do jogo de amanhã entre a Rússia e a Espanha.

Wimbledon 2008 - Dia 3

O dia 3 de Wimbledon trouxe surpresas, sustos e uma presença divina em mais um dia lindo, limpo e com o sol a brilhar até as 21h londrinas.

Os destaques:

-
Ana Ivanovic bem pode agradecer aos céus, à sorte, a quem ela entender. A número 1 mundial ultrapassou dois match points sendo um deles com uma bola caprichosa que deixou desesperada a adversária Natalie Dechy. Certamente que nem a bela sérvia acreditou no que lhe aconteceu hoje, foram 3h24m, o mais longo jogo da carreira de Ivanovic e um resultado épico de 6-7 7-6 10-8, num jogo que já mais irá esquecer.

- Serena Williams seguiu igualmente em frente batendo a mais nova das irmãs Radwanska, Urzula por 6-4 6-4, boa réplica da campeã júnior de 2007.

- Entre as russas, Kuznetsova e Chakvetadze ganharam de modo fácil juntando se à surpreendente Rodina, que também está na próxima ronda.

- As francesas mostraram-se fortes, com Bartoli e Mauresmo a ganharem os seus encontros, sendo que esta última vai agora jogar com Serena Williams.

- Nos homens, Marat Safin é a surpresa do dia. O ex-nº1 mundial venceu de forma fabulosa o número 3 mundial Novak Djokovic por 6-4 7-6 6-2, num jogo em que o russo pareceu sempre mais forte.

- Federer também continua fortíssimo, venceu hoje o difícil Soderling por 6-3 6-4 7-6, tendo salvo set points no terceiro set.

- Ferrer, Baghdatis e Hewit seguiram em frente ao passo que Ferrero e Gonzalez ficaram pelo caminho.

Jogo do Dia: É merecido que o jogo de Ana Ivanovic seja escolhido como o jogo do dia. Muitas horas, muita emoção e nervos com a número 1 e a sorte a prevalecerem.

Performance do Dia: Safin, foi enorme, face a um colosso da nova geração do ténis.

Foto do Dia:
Mr. Marat está de volta


Para amanhã: Conclusão da segunda ronda com Nadal e Sharapova a serem os principais nomes.

Jogo mais aguardado: Nadal vs Gulbis

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Wimbledon 2008 - A Caminhada de Gil

Frederico Gil vai continuar por mais uns dias em Wimbledon.
Ao lado de Norman o português venceu hoje a dupla Armando/Levine (sim, a mesma do Qualifying) por 7-6 7-6 6-3, num jogo relativamente fácil.
Sexta feira há mais... força Gil!!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Wimbledon 2008 - Dia 2

O segundo dia de Wimbledon foi como o primeiro, repleto de bons jogos e com muito sol.
Num dia em que como já referido ficámos sem Gil no quadro de singulares, a maior surpresa foi a eliminação de Davydenko, às mãos de Becker.

Destaques:

-
Rafael Nadal começou bem o seu torneio de Wimbledon batendo Andreas Beck por 6-4 6-4 7-6.

- Roddick, seguiu igualmente em frente, batendo o duro argentino Eduardo Shwank em 3 sets, por 7-5 6-4 7-6, mostrando boa forma que o pode levar longe em Londres.

- Blake, Mathieu, Murray seguiram também em frente, tal como Gasquet, que ganhou de forma super convincente.

- Nas mulheres, Sharapova ganhou bem, face a carrasca de Michelle, por 6-1 6-4.

- Venus Williams teve grandes dificuldades no primeiro set, mas venceu por 7-6 6-1, num jogo que se podia ter complicado realmente para Venus.

- Davenport, Jankovic, Hantuchova e Schiavone seguiram em frente ao passo que Srebotnik ficou pelo caminho após 3h30m de ténis.

Jogo do Dia: Murray vs Santorro, grandes pontos, grande ténis, apesar de se perceber quase sempre quem iria ganhar.

Performance do Dia: Bela exibição de Richard Gasquet mostrando uma exibição bem diferente da sua toada deste ano.

Foto do dia:


A bela Sharapova desceu ao court com um novo vestido

Para amanhã: Início da segunda ronda, com as partes de cima de ambos os quadros. Mais um dia com Gil em acção, desta feita em pares.

Jogo mais aguardado: Djokovic vs Safin



Wimbledon 2008 - A Caminhada de Gil

A sina portuguesa.
Muitos duvidaram das hipóteses de Gil quando ouviram que o seu nome no sorteio foi professado atrás da palavra Chardy.
Mas Gil, mostrou mais uma vez, que pode jogar e ganhar aos melhores em todas as superfícies.
No primeiro set, apenas um break no 11º jogo para o francês ditando o 7-5 final.
Nos dois sets seguintes, Gil pareceu um especialista, no 2º set só ganhou 3 pontos no serviço do francês até ao tie break, ganhando o tie break por 7-1. No 3º set, quebrou o serviço do gaulês no primeiro jogo e tomou o comando de início ao fim do set.
No quarto set Gil cedeu quando não podia, ao 10º jogo perdendo por 6-4.
A 5ª partida foi a única em que Gil não conseguiu contrariar de maneira nenhuma o jogo do francês, que geriu o set apartir do 3-1, vencendo por 6-3.
No final, fica um claro amargo de boa... mais uma vez, Chardy manda Gil para casa... ou melhor, para o Hotel, pois amanhã Frederico tem mais um jogo, de pares, por volta das 13h30m ao lado de Dick Norman.

Pierce de regresso aos courts

A Federação francesa anunciou hoje que a veterana Mary Pierce (33 anos) vai integrar a equipa gaulesa para os Jogos Olímpicos de Pequim, apesar de estar afastada dos "courts" desde Novembro de 2006 devido a lesão.

Alizé Cornet, Tatiana Golovin e Virginie Razzano completam o lote de jogadores que vão disputar a prova de singulares, depois de Marion Bartoli, actual melhor classificada no "ranking" mundial, ter renunciado à chamada. Na competição de pares, Cornet vai fazer dupla como Razzano, enquanto Golovin jogará ao lado de Amelie Mauresmo.

Já no sector masculino, foram escolhidos Jo-Wilfried Tsonga, Paul-Henri Mathieu, Gilles Simon e Gael Monfils, depois de Richard Gasquet, 10.º da lista ATP, ter também renunciado. Michael Llodra/Arnaud Clement e Tsonga/Monfils formarão os dois pares gauleses.

In: Record

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Wimbledon 2008 - Dia 1

E os campeonatos começaram!
Um dia com algumas surpresas, mas a maior foi a ausência da chuva.

Destaques:

- Nos homens Roger Federer venceu o seu 36º encontro consecutivo em Wimbledon. Hoje, a vítima foi o checo Dominik Hrbaty, facilmente vencido por 6-3 6-2 6-2. Federer defronta agora Soderling.

- Novak Djokovic deixou escapar um set mas venceu facilmente, 7-5 2-6 6-3 6-0, face ao forte canhoto Michael Berrer.

- Sortes diferentes para os David's. Ferrer venceu Stakovsky ao passo que Nalbandian foi esmagado por Dancevic.

- Hewit, Safin (que vai jogar com Djokovic) e Baghdatis seguíram também em frente ao passo que Karlovic ficou pela 1ª ronda.

- Ivanovic e Serena convenceram e venceram os seus encontros, sendo que a número 1 mundial ganhou por numero mais expressivos.

- Entre as russas, Kuznetsova e Chakvetadze ganharam a ferros ao passo que Kirilenko ficou mesmo pelo caminho.

- Entre as francesas, Mauresmo e Bartoli seguem em frente enquanto Cornet e Razzano ficam já de fora.

Jogo do Dia: Hewit vs Haase, 5 sets de delicia para o público inglês.

Performance do Dia: O rei voltou ao jardim, que Federer este que se apresentou hoje no court central.

Foto do dia:
Para amanhã: Muitas estrelas descem até ao All England Club, entre elas, a nossa estrela portuguesa, Frederico Gil

Jogo mais esperado:

Murray vs Santorro

e claro,

Gil vs Chardy, a VINGANÇA

Ticha de luxo leva Monarchs à vitória

As Sacramento Monarchs colocaram-se esta madrugada de novo em posição de poder aceder ao play-off da WNBA.
A equipa de Sacramento venceu as Sky em casa por 82-70, num jogo em que a jogadora da Figueira da Foz fez 10 pontos, 6 assistências e ganhou 6 ressaltos.

domingo, 22 de junho de 2008

Euro 2008 - Quartos de Final - Espanha vs Itália

Foi preciso vir o último jogo para que uma das equipas vencedoras na fase de grupos saísse igualmente vencedora na sua partida dos quartos de final.
A Espanha jogou, a Itália defendeu e esperou pelos penaltys, maneira através da qual ganhou o título mundial na Alemanha.
Desta feita e sem Pirlo e Gatuso, os italianos falharam duas grandes penalidades, ao passo que os "nuestros hermanos" apenas falharam uma.
A Espanha tem agora pela frente uma Rússia que joga de forma estupenda e que tem talvez, o melhor jogador deste europeu.

Wimbledon 2008 - Antevisão Dia 1

Tudo vai começar.

O cale já está bem colocado sobre as linhas, a relva já está cortada rente, pronta a ser pisada pelos maiores colossos do ténis mundial.
Amanhã iniciam-se o quadros de singulares e pares, masculinos e femininos, ainda sem o "nosso" Frederico Gil.
No que toca aos singulares joga-se amanhã a 1ª ronda das partes superiores dos quadros tanto a nível masculino como feminino.
Federer abre o court Central seguindo-se Ivanovic e Djokovic.
Um dia que é ainda marcado por alguns jogos bem interessantes e pela estreia de outros favoritos como Serena Williams, Leyton Hewit, Nalbandian ou Kuznetsova.

Jogos mais aguardados e apostas:

Masculinos:

Gonzalez - Ginepri
Ancic - Llodra
Johanson - Spadea
Giquel - Nishikori
Verdasco - Kholshreiber
Ferrero - Querrey

Femininos:

Kanepi - S.Williams
Kuznetsova - Johanson
Lisiki - Bartoli
Mauresmo - Harklroad
A. Radwanska - Benesova
Schiavone - Pachzek
Cornet - Pavlyuchenkova

Euro 2008 - Quartos de Final - Holanda vs Rússia

As equipas que ganharam e brilharam na fase de grupo continuam a cair.
Mais um exemplo disso, a Holanda, que ontem foi totalmente dominada por uma Rússia poderosa, comandada pelo brilhante Arshavin.
3-1, após prolongamento parece até um resultado meigo, pelo domínio claro da formação soviética nos 90 minutos.

sábado, 21 de junho de 2008

Belenenses arranca forte na decisão do título

O Belenenses venceu hoje no Restelo o 1º encontro que decide o campeão da Liga Portuguesa de Futsal.
O resultado foi de 4-3, forçando agora o Benfica a ter de vencer as duas restantes partidas que sobram, ambas na Luz.

Porto campeão nacional de Hóquei em Patins

Parece mentira, mas é a 7ª vez consecutiva que o Porto vence o campeonato nacional de Hóquei.
O título de 2007/2008 ficou consumado após a vitória de hoje, no Pavilhão da Luz, por 4-3, consumando o 3-1 neste play-off final.
Este play-off não deixa no entanto de ficar marcado pelo jogo do passado sábado no qual o Benfica tem muitas razões de queixa da arbitragem, pois quando estava a ganhar por 3-1, apareceu de repente por Fânzeres uma epidemia de faltas contra os encarnados, que não passou despercebida a ninguém.
Sumário final: Porto campeão, mas este foi o título menos fácil dos últimos anos.

Radwanska vence em Eastbourne, Tamarine de regresso na Holanda

Agnwieska Radwanska venceu hoje o seu primeiro torneio Tier II da carreira, ao bater hoje a russa Nádia Petrova, que parece de volta ao seu melhor. A polaca precisou de 5 match points e venceu por 6-4 6-7 6-4.

No outro torneio com senhoras da semana, em 's-Hertogenbosh, a qualifier Tamarine Tanasugarn bateu a russa Safina, que vinha de 15 vitórias em 16 jogos, por 7-5 6-3.

Rodriguez no Porto por 4 épocas

Cristian Rodríguez vai ser jogador do F.C. Porto nas próximas quatro temporadas.

A notícia foi avançada pelo jornal «O Jogo» e confirmada esta manhã pelo Maisfutebol junto de fonte ligada ao processo.

Cristian Rodríguez foi um dos melhores jogadores do Benfica em 2007/08, para muitos a melhor contratação da temporada.

O jogador e o clube da Luz negociaram durante semanas um contrato que permitisse a continuação do vínculo, mas as conversas terminaram em nada.

O F.C. Porto volta assim a contratar jogadores que passaram pelo Benfica, numa fase particularmente azeda da relação entre os dois clubes.


In: MaisFutebol

Euro 2008 - Quartos de Final - Croácia vs Turquia

E pela segunda vez neste campeonato da Europa, a equipa classificada em segundo lugar no grupo, venceu a equipa primeira classificada.
Parece irónico, mas o que se passou esta noite em Viena foi mais uma vitória da PAIXÃO.
Aos 119 minutos de jogo, o resultado era um incrível 0-0, e aos 122 já era de 1-1.
Os penaltys, não comprovaram a frieza croata e deram a vitória à fúria turca.
Não deixa de ser curioso. Esta foi a mesma Croácia que dizimou a Alemanha e esta foi a mesma Turquia que foi dizimada por Portugal.
E pela segunda noite consecutiva, a qualidade perdeu, ontem ganhou a sorte e oportunismo, hoje ganhou a paixão... porque é a paixão que move esta louca Turquia.
E agora? Não sei qual será o limite.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Wimbledon 2008 - Sorteio

Os dados estão lançados.

No quadro masculino os dois grandes favoritos têm um quadro dificílimo, podendo Federer jogar com Soderling na segunda ronda e Nadal jogar com Gulbis na mesma fase da competição. Depois o suíço poderá enfrentar Monfils na 3ª ronda, Hewit ou Gonzalez nos oitavos, Ferrer ou Berdych quartos de final e Djokovic nas meias finais.
Nadal tem no seu percurso Kiefer para a 3ª ronda, Stepanek para os oitavos, Gasquet para os quartos e Davydenko, Roddick ou mesmo Frederico Gil para as meias finais.

No quadro feminino as favoritas são em maior número.
Ana Ivanovic defronta Rossana De Los Rios, Sharapova defronta a carrasca de Michelle Brito, Stephanie Forretz, Jankovic enfrenta a ucraniana Savchuk, a campeã Venus Williams defronta a jogadora da casa Cavaday e a sua irmã joga com a difícil estona Kaia Kanepi.
Para os quartos de final aguardam-se duelos entre Ivanovic e Chakvetadze, Serena e Kuznetsova, Sharapova e Dementieva e Venus e Jankovic.

Agora resta-nos esperar que a bela relva seja pisada...

Que sorte tão estranha...

Parece mentira...
Na primeira ronda de Wimbledon, Frederico Gil vai jogar com o mesmo jogador que enfrentou (e perdeu) na primeira ronda de Roland Garros, Jeramy Chardy.
O jogo está marcado para terça-feira caso a chuva não apareça.
Esperemos que desta a sorte seja diferente.

Cristiano Ronaldo pára 3 meses

Cristiano Ronaldo vai ser operado ao pé, tendo que parar durante três meses.
Ainda assim a lesão não parece oferecer grandes preocupações ao craque português que não temeu falar do futuro dizendo que é muito provável que rume até Madrid afirmando ainda que agora já pode falar pois acabou a competição.

Declarações no final dum jogo que foi, talvez, o pior jogo dos últimos tempos daquele que inevitavelmente irá ganhar o prémio de melhor do mundo em Dezembro.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Euro 2008 - Quartos de Final - Portugal vs Alemanhã

Desolação, frustração e muita muita tristeza.
Entristece dizer que perdemos com aquela que na minha opinião é a pior Alemanha dos últimos grandes campeonatos.
Uma equipa com muita envergadura e pouco jeito que permitiu que Portugal chegasse dezenas de vezes à zona de tiro. A sorte não este com as cores da selecção de todos nós.
3 golos, 2 falhas de marcação, 1 frango, 1 penalty por assinalar marcando uma arbitragem que foi descaradamente tendênciosa. Mas ainda assim não foi por aí que perdemos. A equipa nacional tinha a obrigação de fazer muito melhor perante estes alemães que levaram um banho de bola da Croácia e tiveram imensas dificuldades em ultrapassar a Áustria.

Há dias assim..

Wimbledon 2008 - A Caminhada de Gil

Frederico Gil está no quadro principal de singulares de Wimbledon.
Depois de fazer o mesmo em pares o português ultrapassou Hugo Armando hoje, vencendo por 6-2 7-6 4-6 7-6, num jogo que podia ainda assim ter sido mais fácil para o jogador luso.

Agora, All England Club te espera...

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Euro 2008 - Grupo D- 3ª Jornada

A demolidora Rússia é a última formação apurada para os quartos-de-final do Euro 2008.
Golos de Arshavin e Pavlyushenko colocaram a formação russa na próxima fase aliado a uma exibição esmagadora que aniquilou uma impotente Suécia.
No outro jogo do Grupo D, a esquadra espanhola venceu a ainda campeã Grécia por 2-1, apesar de jogar com apenas 1 titular.


Classificação:

1º Espanha, 3 jogos, 9 pontos
2º Rússia, 3 jogos, 6 pontos
3º Suécia, 3 jogos, 3 pontos
4º Grécia, 3 jogos, 0 pontos



Amanhã é o dia de Portugal!


Wimbledon 2008 - Portugueses

Metade está feito.
Frederico Gil vai mesmo até ao All England Club, após se conseguir qualificar para o quadro principal de Wimbledon em pares, ao lado do Belga Dick Norman.
A vitória da dupla luso-belga foi de 6-4 6-4, face à dupla 100% americana composta por Hugo Armando (adversário de Gil amanhã em singulares) e Jan Levine.

Todos estaremos cá amanhã para torcer pelo Gil. Queremos vê-lo de novo, no quadro principal de singulares de um Grand Slam.

Wimbledon 2008 - Cabeças de Série

A campeã de Roland Garros, Ana Ivanovic e o penta campeão de Wimbledon Roger Federer, encabeçam a lista de favoritos do torneio de Wimbledon, que começa para o quadro principal na próxima segunda feira, sendo o sorteio sexta feira à tarde.

Aqui fica a Lista:

Singulares Masculinos:

1. Roger FEDERER (SUI)
2. Rafael NADAL (ESP)
3. Novak DJOKOVIC (SRB)
4. Nikolay DAVYDENKO (RUS)
5. David FERRER (ESP)
6. Andy RODDICK (USA)
7. David NALBANDIAN (ARG)
8. Richard GASQUET (FRA)
9. James BLAKE (USA)
10. Marcos BAGHDATIS (CYP)
11. Tomas BERDYCH (CZE)
12. Andy MURRAY (GBR)
13. Stanislas WAWRINKA (SUI)
14. Paul-Henri MATHIEU (FRA)
15. Fernando GONZALEZ (CHI)
16. Radek STEPANEK (CZE)
17. Mikhail YOUZHNY (RUS)
18. Ivo KARLOVIC (CRO)
19. Nicolas ALMAGRO (ESP)
20. Lleyton HEWITT (AUS)
21. Juan Carlos FERRERO (ESP)
22. Fernando VERDASCO (ESP)
23. Tommy ROBREDO (ESP)
24. Jarkko NIEMINEN (FIN)
25. Dmitry TURSUNOV (RUS)
26. Ivan LJUBICIC (CRO)
27. Nicolas KIEFER (GER)
28. Gilles SIMON (FRA)
29. Andreas SEPPI (ITA)
30. Gael MONFILS (FRA)
31. Feliciano LOPEZ (ESP)
32. Michael LLODRA (FRA)

Singulares Masculinos:

1. Miss Ana IVANOVIC (SRB)
2. Miss Jelena JANKOVIC (SRB)
3. Miss Maria SHARAPOVA (RUS)
4. Miss Svetlana KUZNETSOVA (RUS)
5. Miss Elena DEMENTIEVA (RUS)
6. Miss Serena WILLIAMS (USA)
7. Miss Venus WILLIAMS (USA)
8. Miss Anna CHAKVETADZE (RUS)
9. Miss Dinara SAFINA (RUS)
10. Miss Daniela HANTUCHOVA (SVK)
11. Miss Marion BARTOLI (FRA)
12. Miss Patty SCHNYDER (SUI)
13. Miss Vera ZVONAREVA (RUS)
14. Miss Agnieszka RADWANSKA (POL)
15. Miss Agnes SZAVAY (HUN)
16. Miss Victoria AZARENKA (BLR)
17. Miss Alize CORNET (FRA)
18. Miss Nicole VAIDISOVA (CZE)
19. Miss Maria KIRILENKO (RUS)
20. Miss Francesca SCHIAVONE (ITA)
21. Miss Nadia PETROVA (RUS)
22. Miss Flavia PENNETTA (ITA)
23. Miss Katarina SREBOTNIK (SLO)
24. Miss Shahar PEER (ISR)
25. Miss Lindsay DAVENPORT (USA)
26. Miss Sybille BAMMER (AUT)
27. Miss Virginie RAZZANO (FRA)
28. Miss Alona BONDARENKO (UKR)
29. Miss Amelie MAURESMO (FRA)
30. Miss Dominika CIBULKOVA (SVK)
31. Miss Caroline WOZNIACKI (DEN)
32. Miss Sania MIRZA (IND)



Enquanto isto, dentro de momentos teremos a final da qualificação de pares de Frederico Gil.

Euro 2008 - Grupo C - 3ª Jornada

A campeã do Mundo safou-se de boa.
A Itália venceu a França por 2-0 com golos de Pirlo e De Rossi, atirando os gauleses para fora desta importante competição.

A vitória italiana até podia nem ter servido para nada se a Roménia tivesse batido a Holanda.
Mas a laranja mecânica, mesmo jogando apenas com 2 titulares venceu por 2-0 com golos de Huntelaar e Van Persie.

Classificação:

1º Holanda, 3 jogos, 9 pontos
2º Itália, 3 jogos, 4 pontos

3º Roménia, 3 jogos, 2 pontos
4º França, 3 jogos, 1 ponto

terça-feira, 17 de junho de 2008

Wimbledon 2008 - Portugueses

Sortes diferentes para Michelle e Frederico em Wimbledon.

A jovem de apenas 15 anos mostrou mais uma vez o quanto é lutadora e como pode vir a ser uma das grandes figuras do ténis mundial no futuro.
Brito, perde o 1º set por 6-0, ganhou o segundo por 6-2, tendo na terceira partida estado a perder por 5-2 e 5-3 com Match Points, perdendo depois por 6-4, face à francesa, 8ª cabeça de série, Stephanie Forretz.

Gil está já na Final do Qualifying, depois de bater facilmente Okun por 6-1 6-3, num jogo digno de um especialista.

Amanhã Gil joga a final da qualificação de pares e na quinta a final de singulares, jogada à melhor de 5 sets. O adversário sairá do encontro entre Hugo Armando e Wesley Moodie.

Wimbledon 2008 - Portugueses

A nº1 portuguesa Neuza Silva, foi hoje afastada do qualifying de Wimbledon ao perder face à ex nº18 mundial Alexandra Stevensson, por 4-6 6-4 4-6.
Ainda assim foi uma bela prestação da Neuza que apenas cedeu em 2h de ténis face a uma jogadora experiente que há 9 anos atrás chegou às meias finais de Wimbledon.

Dentro de minutos joga Michelle Larcher de Brito e mais logo, Frederico Gil.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Euro 2008 - Grupo B - 3ª Jornada

A Alemanha é o próximo adversário de Portugal.
A garantia de tal jogo foi dado após a vitória alemã face à formação da casa, a Áustria. Ainda assim este foi o melhor jogo da equipa austríaca, que teve na primeira parte algumas oportunidades e um penalty por assinalar.

No outro jogo, que já não serviu para nada, a Croácia bateu a Polónia por 1-0, num jogo em que mais uma vez os croatas mostraram bom futebol.

Classificação:

1º Croácia, 3 jogos, 9 pontos
2º Alemanha, 3 jogos, 6 pontos
3º Áustria, 3 jogos, 1 ponto
4º Polónia, 3 jogos, 1 ponto

Wimbledon 2008 - Portugueses

Dia fantástico para o ténis português.
-Frederico Gil, avançou nas primeiras rondas das qualificações, tanto de singulares como de pares, vencendo Meffert em singulares por 6-4 3-6 6-4 e vencendo ao lado do belga Norman, uma dupla de wildcards inglesa por 6-2 e 6-4. Refira-se que Norman tem um serviço estupendo e é uma torre.

-Rui Machado foi eliminado pelo homem da casa Bloomfield por 6-3 7-5

- Um dia em que Michelle Brito foi confirmada em Wimbledon. A portuguesa joga amanhã às 14 face a Stephanie Forretz, Neuza Silva enfrenta Stevensson ao passo que Gil joga já a segunda ronda pelas 16h.

domingo, 15 de junho de 2008

Frederico Gil e Rui Machado, em Wimbledon...

Começa amanhã, às 11h da manhã, o percurso dos dois jogadores portugueses na qualificação de Wimbledon.
Gil joga com o germânico Dominik Meffert ao passo que Machado enfrenta o anfitrião Richard Bloomfield.
Neuza Silva começa a sua qualificação na terça, tal como a nossa Michelle Larcher de Brito que deve receber amanhã a confirmação da sua participação na qualificação do maior torneio mundial.

Nadal e Federer brilham, cada um em seu jardim...

Rafael Nadal alcançou a sua primeira vitória em relva da carreira ao bater o sérvio Novak Djokovic por 7-6 7-5.
Nadal, consolida assim a sua candidatura a Wimbledon, sendo o maior adversário do rei Federer na relva inglesa.
Federer esse, venceu facilmente o torneio de Halle não tendo perdido nenhum set. Na final, bateu Kholshreiber por 6-4 6-3.

Euro 2008 - Grupo A - 3ª Jornada

Exibição pobre a segunda equipa de Portugal, num jogo em que já se sabia que Portugal nada tinha a ganhar ou a perder e que enfrentava uma formação, eliminada e sem grande motivação.
Mas sem dúvida que se entendeu, que Portugal, mesmo com uma equipa com 8 alterações tinha obrigação de vencer uma Suiça que na minha opinião fez a menos boa das 3 exibições entre os três jogos que jogou.
2-0, é um resultado mau, mas não interfere de todo nas aspirações vincadas de Portugal.

O outro jogo do grupo foi muito bom. Parada e Resposta, grande emoção, e um estranho e raro frango do melhor Guarda-Redes do Mundo.
Balanço final, a Turquia vence 3-2 e está nos quartos de final.

Classificação Final de Grupo:

1º Portugal, 3 jogos, 6 pontos
2º Turquia, 3 jogos, 6 pontos
3º Rep. Checa, 3 jogos, 3 pontos
4º Suíça, 3 jogos, 3 pontos


sábado, 14 de junho de 2008

Nadal e Federer seguem para a final, mas cada um em seu torneio...

Rafael Nadal conseguiu cometer a proeza de bater o tetra campeão de Queens Andy Roddick.
Um break em cada set e jogos de serviço exemplares chegaram para uma vitória em dois sets por 7-5 6-4.
Nadal vai enfrente um imaculado Djokovic na final.
O sérvio depois de ontem ter esmagado Leyton Hewit, hoje fez o mesmo com Nalbandian ganhando 12 jogos consecutivos e vencendo por 6-1 6-0.

Em Halle Federer mantém a sua série perfeita em relva e venceu Kiefer por 6-1 6-4 em mais um jogo tranquilo para o número um mundial.
Na final, o suíço irá encontrar outro germânico, Philipe Kholshreiber.

Euro 2008 - Grupo D- 2ª Jornada

Está descoberto mais uma qualificada para os quartos-de-final do europeu de 2008, a Espanha.
Num jogo equilibrado os espanhóis resistiram à Suécia com um golo no último minuto, depois do jogo ter estado empatado desde o momento em que a Suécia fez o 1-1 aos 33 minutos.
A Espanha segue assim para os quartos com o primeiro lugar garantido ao passo que a formação sueca mantém as hipóteses de apuramento para o último jogo.

O outro jogo do grupo, era aguardado com baixa expectativa, esperando-se um jogo de baixa qualidade. Pois foi tudo, menos isso.
A primeira parte, sim, foi mole, onde apenas a Rússia procurou o golo obtido aos 33 minutos.
Na segunda parte, assistimos a um jogo de parada e resposta onde ainda assim as melhores oportunidades foram russas, desperdiçando situações de 4 para 2 ou de 5 para 3... Um festival de oportunidades falhadas.
A campeã europeia está fora ao passo que os russo têm de ganhar aos suecos para continuar na competição.

Classificação:

1º Espanha, 2 jogos, 6 pontos APURADO
2º Suécia, 2 jogos, 3 pontos
3º Rússia, 2 jogos, 3 pontos
4º Grécia, 2 jogos, 0 pontos, ELIMINADO

Euro 2008 - Grupo C - 2ª Jornada

Mais um dia de Grupo C, mais um dia em que a Holanda atropelou um potencial candidato ao título. Desta vez, foi a França.
Naquele que na minha opinião foi até ao momento o melhor jogo deste europeu a Holanda tomou vantagem bem cedo, tendo recebido resposta da França durante a parte final da primeira parte e inicio da segunda.
A Holanda, voltou a marcar ao quarto de hora da segunda parte, mas a França continuou no entanto à procura de melhor, tendo conseguido fazer o 1-2.
Mas durou pouco pois no minuto seguinte a formação de Van Basten aumentou a vantagem e a fechar, com o melhor golo do europeu até ao momento, Shneyder encerrou o placar, em 4-1 para a laranja mecânica.

No outro jogo do grupo a Itália voltou a tropeçar, não tendo ido além do empate face à Roménia que esteve na frente durante um minuto e falhou um penalti a 5 minutos do fim..
Assim, este grupo fica totalmente em aberto quanto ao 2º lugar, ficando agora Itália e França a precisar de ganhar, esperando que a Roménia não esprema a suculenta laranja mecânica.

Classificação:

1º Holanda, 2 jogos, 6 pontos
2º Roménia, 2 jogos, 2 pontos
3º França, 2 jogos, 1 ponto
3º Itália, 2 jogos, 1 ponto

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Federer continua sem perder em relva, Nadal perde um set 1 mês depois...

Roger Federer venceu hoje o checo Vacek e avançou para os quartos de final do torneio germânico de Halle. Os parciais foram de 7-5 e 6-3.
O teste é agora bem mais difícil, uma vez que amanhã o suíço defronta o cipriota Marcos Baghdatis.
Em Halle seguíram igualmente para os quartos, Nicolas Kiefer e Michael Llodra.

Em Queens num dia cheio de bom ténis Nadal bateu o japonês Kei Nishikori por 6-4 3-6 6-3 e vai agora jogar com o croata de 2.08m Ivo Karlovic.
Nos quartos de Queens estão igualmente Roddick, Murray, Gasquet, Nalbandian, Djokovic e Hewit.

Euro 2008 - Grupo B - 2ª Jornada

E quando se falava que Portugal com a primeira posição garantida no grupo conseguiria assim evitar a Alemanha, eis que a surpreendente Croácia bateu os germânicos por 2-1.
Os croatas, venceram os germânicos com relativa facilidade, uma vez que os germânicos nada fizeram para contrariar o andamento do marcador que teve mesmo em 2-0, com golos de Srna e Olic.
Podolski reduziu mas o resultado foi justíssimo.

No outro jogo da noite, mais uma vez, a Áustria mostrou um bom futebol tendo nos primeiros 20 minutos desperdiçado quatro oportunidades claras de golo.
Depois, à passagem dos 25 minutos, os polacos marcaram por Guerreiro.
Com o golo dos polacos os austríacos desapareceram por completo.
Perante esta situação, já ninguém acreditava noutro cenário senão na vitória da Polónia quando de repente, aos 92 minutos o árbitro vê um penalty numa disputa de grande área igual a tantas outras.
Penalty convertido e grupo totalmente em aberto.

Classificações:

1º Croácia, 2 jogos, 6 pontos
2º Alemanha, 2 jogos, 3 pontos
3º Áustria, 2 jogos, 1 ponto
4º Polónia, 2 jogos, 1 ponto

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Euro 2008 - Grupo A - 2ª Jornada

Portugal consumou a segunda vitória consecutiva no Euro 2008.
Num jogo bem mais dificil que o primeiro a selecção nacional tomou cedo a vantagem mas adormeceu, consentindo o empate.
Na segunda parte, Portugal jogou o seu futebol, marcou dois golos e podia ter marcado mais, mostrando mais uma vez que esta equipa tem possibilidades para chegar bem longe na competição.
No outro encontro do grupo, a Suiça alcançou mais um resultado ingrato que a atirou para casa, ou melhor, atirou para fora da competição uma vez que em casa já eles estão.
1-2 foi o resultado final, deixando a Turquia a uma vitória do Apuramento.

Classificação:

1º Portugal, 2 jogos, 6 pontos, APURADO
2º Rep. Checa, 2 jogos, 3 pontos
3º Turquia, 2 jogos, 3 pontos
4º Suiça, 2 jogos, 0 pontos ELIMINADA

terça-feira, 10 de junho de 2008

Gil soma 6ª vitória consecutiva em dia que Machado bate um ex-finalista de Roland Garros

O feriado do Dia de Portugal, foi um dia em cheio para os tenistas portugueses a vaguear pela Europa.
Frederico Gil, ultrapassou com relativa tranquilidade o francês Mathieu Montcourt, por 6-3 6-4 seguindo agora para segunda ronda do torneio de Milão.
Por sua vez, em Sófia, Rui Machado bateu Mariano Puerta, jogador que perdeu em 4 sets para Nadal na final de Roland Garros 2005, por 6-4 4-6 6-4, numa vitória que oferece a Machado a oportunidade de chegar longe em Sófia e por sua vez, alcançar importantes pontos para o Ranking Atp.

Tommy Haas de regresso em Halle, Gonzalez entra bem em Queens

Tommy Haas protagonizou hoje em Halle um magnifico encontro face a um daqueles que na opinião de muitos é um dos nomes a ter em conta para Wimbledon, Radek Stepanek.
Haas venceu por 6-7 7-6 6-4, num jogo de grande intensidade, apenas com um break e com Haas a praticar um belíssimo ténis.
Neste dia em Halle seguiram ainda em frente Marcos Baghdatis, James Blake e Nicholas Kiefer sendo a maior surpresa a eliminação de Ivan Ljubicic.

Em Queens o dia foi igualmente marcado pelas poucas surpresas.
Gonzalez, Murray, Karlovic e ainda o finalista do ano passado, Mahut venceram ao passo que Fernando Verdasco foi derrotado, às mãos do croata Mario Ancic.

Amanhã é dia de estreia de Roger Federer em Halle e de Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Roddick e Richard Gasquet em Queens.

Fiquem para ver, e claro, saber.

Euro 2008 - Grupo D- 1ª Jornada

O Grupo D deste Euro abriu com o confronto entre a Rússia e a Espanha.
Durante a primeira metade da primeira parte, o jogo foi disputado, com ambas as equipas a criarem oportunidades.
Depois a Espanha marcou e o jogo passou a ser dominado pelos homens de leste.
Quando a Rússia estava na sua melhor fase, a Espanha fez o 2-0, mesmo antes do intervalo, sentenciando praticamente o encontro.
Na segunda parte a Rússia nunca esboçou uma reacção muito consistente, tendo sofrido o terceiro golo antes dos 10 minutos finais.
Na parte final, ainda se deu a redução para 3-1 seguida da dilatação de resultado para 4-1.
Destacam-se os 3 golos do jogador do Sevilla, David Villa.

A Suécia e a Grécia foram até Salzburgo para a primeira partida de ambas as selecções.
Os gregos não começaram muito bem a sua defesa de título tendo perdido por 2-0, no jogo que teve a pior primeira parte deste europeu e que foi animada pelo momento de pura magia de Zlatan Ibraimhovic facturando um golo candidato a melhor da competição.

Classificação:

1º Espanha, 1jogo, 3 pontos
2º Suécia, 1 jogo, 3 pontos
3º Grécia, 1 jogo, 0 pontos
4º Rússia, 1 jogo, 0 pontos

Euro 2008 - Grupo C - 1ª Jornada

O dia 3 da competição recebeu a primeira jornada do grupo da morte.
Primeiro entraram em campo, em Zurique as formações da França e Roménia, protagonizando mais um jogo que não vai definitivamente ficar para a história deste europeu.
A França pareceu sempre com mais vontade de vencer mas o que é certo é que apenas conseguiu rematar por uma vez à baliza de Lobont.
Perante esta situação o resultado só poderia ser de 0-0.

À noite tivemos aquele que era anunciado como o mais ansiando encontro até ao momento neste Europeu. Itália e Holanda, dois assumidos candidatos, frente-a-frente numa partida de grande espectáculo.
O que é certo é que o espectáculo foi todo dado pela formação Holandesa, que à meia hora de jogo já vencia por 2-0.
Na segunda parte, a Itália acordou, mas numa jogada de contra ataque rápido a Holanda fechou a goleada, deixando a formação campeã do Mundo humilhada às mãos da doce laranja mecânica.

Grupo C:

1º Holanda, 1 jogo, 3 pontos
2º Roménia, 1 jogo, 1 ponto
2ºFrança, 1 jogo, 1 ponto
4º Itália, 1 jogo, 0 pontos

domingo, 8 de junho de 2008

Euro 2008 - Grupo B - 1ª Jornada

Depois da Suíça, a Áustria foi a segunda das equipas anfitriãs a estrearem-se na competição.
O jogo foi frente à teoricamente mais forte Croácia, que na primeira parte dominou por completo, marcou aos 4 minutos de penalty e beneficiou igualmente duma exibição desamparada e sem soluções da Áustria.
Na segunda parte, os homens da casa vieram com nova postura, e mostrando algum futebol, dominaram completamente os segundos 45 minutos, não conseguindo no entanto chegar ao empate precioso que colocaria ainda os austríacos com esperança num muito improvável apuramento.

No segundo jogo do dia, a Alemanha ultrapassou a Polónia, dominando durante todo o encontro.
Os golos foram de Podolski, num jogo em que ficou bem patente o poderia atacante alemão, jogando com três avançados, Gomez, Klose e Podolski.
Ainda assim a Polónia demonstra ser uma equipa capaz de bater qualquer uma das outras duas deste grupo, podendo ainda claramente aspirar à qualificação.

Classificação do grupo B:

1º Alemanha, 1 jogo, 3pontos
2º Croácia, 1 jogo, 3 pontos
3º Áustria, 1 jogo, 0 pontos
4º Polónia, 1 jogo, 0 pontos

Nadal atropela coroa do Rei Federer

Chocante, é o adjectivo que melhor transmite a ideia sobre o resultado da final de Roland Garros entre o melhor jogador de todos os tempos e o melhor jogador de todos os tempos em terra batida (dados não comprovados pelas estatísticas mas pela minha opinião).
6-1 6-3 6-0, foram os número de uma vitória de sentido único onde só vimos o verdadeiro Federer entre os 0-2 e os 3-4 do segundo set. Antes e depois disso vimos pouco Federer e muito (mais que nunca) Nadal.
No final Nadal teve até a ousadia ou humildade de pedir desculpa ao rival agradecendo-lhe pelo desportivismo.

Para o ano há mais em Paris, que venha a relva!!

Euro 2008 - Grupo A - 1ª Jornada

Portugal entrou com o pé direito no euro 2008.
Alinhando uma exibição muito positiva, a selecção nacional bateu a formação da Turquia por 2-0, com golos de Pepe e Raul Meireles.
Na primeira parte, Portugal jogou melhor, tendo colocado uma bola nas redes, mas em posição de fora de jogo de Pepe.
Depois e ainda antes de recolher às cabines, aquele que é considerado o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo colocou a bola no poste na sequência de um livre de fantástica execução.
No segundo tempo Portugal continuou sem sorte pois aos 55 minutos Nuno Gomes, que fez uma bela exibição, rematou ao poste, num remate de trivela, fazendo parecer que o anúncio da tmn até lhe tem inspirada dentro das quatro linhas.
Depois de atirar ao poste, o ponta-de-lança isolou o defesa Pepe, que depois de ter ameaçado na primeira parte marcou mesmo, abrindo assim o activo.
Depois, Nuno Gomes voltou a acertar no ferro, desta feita de cabeça, e a fechar Raul Meireles fechou o activo ao concluir uma jogada de puro contra-ataque.
A euforia dos portugueses em torno da selecção, foi hoje premiada.

No outro jogo do grupo A, o jogo de abertura, a selecção da Rupública Checa venceu a formação suiça por 1-0.
Um resultado injusto, uma vez que a Suiça dominou durante os 90' minutos, tendo tido as melhores oportunidade.

Com isto, a situação do grupo A é a seguinte:

1º Portugal, 1jogo, 3 pontos
2º República Checa, 1 jogo, 3 pontos
3º Suiça, 1 jogo, 0 pontos
4º Turquia, 1 jogo, 0 pontos

Ana Ivanovic coroada na Catedral da terra batida


A sérvia, nova número 1 mundial Ana Ivanovic, venceu o seu primeiro título do Grand Slam da carreira à terceira tentativa, após bater a russa Dinara Safina por 6-4 6-3.

Ivanovic dominou o primeiro set por completo até ao 4-1, começando a fazer parecer que teríamos uma final sem história.

Mas Safina, mais uma vez igual a si propria e chegou a 4-4, tendo apartir daí Ana voltado ao encontro e levado de vencido o primeiro set por 6-4.

O segundo set, teve menos história e menos qualidade, com a sérvia a vencer todos os seus jogos de serviço, e fechando o encontro com um break em branco.

No final a sérvia assumiu que desde criança que sonha com isto, agora está no topo do mundo do ténis e resta-nos ver, como se comporta como a principal figura do circuito feminino.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Roland Garros - Dia 12 - Meias Finais Masculinas

Pelo terceiro ano consecutivo, os protaginistas da final masculina de Roland Garros são os mesmos, os dois melhores jogadores dos últimos anos, Rafael Nadal e Roger Federer.
Primeiro entraram em court Novak Djokovic e Rafael Nadal que jogavam pela final e pelo número dois do mundo. O jogo foi de sentido único até meio do terceiro set, mas aí Djokovic acordou, alinhou um imenso ténis e chegou ao tie break ganho no entanto pelo espanhol por 7-3.
Nadal seguiu assim para a final vencendo por 6-4 6-2 7-6.
Depois Federer desceu à arena para jogar face ao homem da casa, Gael Monfils.
Monfils jogou muito bem, de forma ofensiva, entendendo a forma como teria de jogar para bater o melhor de sempre.
Mas mesmo com o suiço a jogar mal, o francês não conseguiu capitalizar e Federer seguiu para a sua 3ª final consecutiva tendo perdido as anteriores com o mestre, Rafa Nadal.
Amanhã, teremos a grande final feminina.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Roland Garros - Dia 12 - Meias Finais Femininas

O nome da nova número 1 do mundo ficou conhecido após as meias finais de hoje... Ana Ivanovic.
A sua meia finais de hoje face à compatriota Jelena Jankovic foi fabulosa, mais de 2 horas, ténis espantoso, deixando a crer que estamos a perante duas jogadoras que não vão tão cedo largar o topo do ténis mundial. Isso vai ficar comprovado no ranking, uma vez que apartir de dia 9 de Junho, Ana vai ser nº1 e Jelena nº2.
O jogo de hoje teve várias fases, com Ivanovic a entrar muito nervosa em court, oferecendo três jogos e mais de 10 erros à sua compatriota.
Depois, apartir do 2-4 Ana começou a meter tudo, direitas, esquerdas, ases, alinhando um ténis impressionante que a fez levar a estar a vencer por 6-4 3-1 e com ponto de break para fazer o 4-1. Apartir de aí, foi o abismo.
Erros, erros, erros e uma Jelena Jankovic muito mais forte, como que renascida das cinzas.
E foi a mesma Jankovic que perdeu 6 jogos seguidos do 2-4 pra o 6-4 2-0 que acabou por virar ganhar 7 jogos consecutivos do 4-6 1-3 para o 4-6 6-3 2-0.
Incrível!
Mas para completar, Ana acabou por virar o jogo de 3-4 no terceiro set para 6-4, alinhando um ténis inacreditável na parte final, terminando com uma direita que poucos dos presentes no estádio viram, incluindo a própria Jankovic.
Quem também está na final é a não menos grande Dinara Safina que depois de ultrapassar match points tanto na quarta ronda com Sharapova como nos quartos de final com Dementieva, teve hoje tarefa muito mais fácil face a uma apática Svetlana Kuznetsova, que jogou muito abaixo do seu talento e da sua qualidade.
Espera-se portanto uma grande final.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Roland Garros - Dia 11

Estão concluidos os quartos de final em Roland Garros, e diga-se que hoje surgiu a primeira e única surpresa, desda fase da competição parisiense.

Os destaques:

- A inacreditável Dinara Safina, parece que anda a brincar com as oponetes. Hoje, face à compatriota Elena Dementieva, voltou a estar a perder por 1 set e 5-2 no segundo set, voltou a anular match point aos 5-3, voltou a ganhar o segundo set no tie break e voltou a ganhar facilmente a terceira partida, tal como fizeram recentemente com Henin e Sharapova. Mas será que alguém se atreve a bater esta Dinara.
Hoje, o score foi de 4-6 7-6 6-0.
Para isso, mais vale entrar a perder.
- Svetlana repetiu os feitos de Jankovic e Ivanovic chegando às meias finais sem perder qualquer set. A russa bateu hoje a estona Kaia Kanepi por 7-5 6-2, seguindo assim para um confronto face a Safina.
Jogo marcado:
Svetlana Kuznetsova vs Dinara Safina
- Do lado masculino a grande surpresa dos quartos de final é o francês Gael Monfils. Há sete anos que os franceses não tinham ninguém nas meias finais, curiosamente num torneio onde os dois melhores franceses desistiram inesperadamente. Gael jogou na defensiva e bateu um desorientado David Ferrer por 6-3 3-6 6-3 6-1.
- Federer perdeu mais um set, mas jogou bem e seguiu de forma tranquila para as meias finais, batendo o chileno Fernando Gonzalez por 2-6 6-2 6-3 6-4.
Jogo marcado:
Gael Monfils vs Roger Federer
Jogo do dia: Safina vs Dementieva foi de longe o melhor e mais emocionante jogo do dia, suscitando a ideia... será que agora é Safin que vai ser conhecido como o irmão da grande Safina??
Performance do Dia: Gael Monfils, grande surpresa.. onde pode parar este miudo?
Para amanhã- Previsão das meias finais:

Dinara vs Svetlana
Dinara Safina é a jogadora em melhor forma na época de terra batida, estando a jogar de forma consistentemente agressiva.
O problema de Dinara, ao que parece, deixou de existir. Onde está a impassividade da irmã de Marat? Desapareceu, uma vez que ela agora até é especialista em salvar match points.
Kuznetsova lidera por 3-2 no confronto directo e por 2-1 no confronto em terra batida, tendo ganho a Dinara aqui em Roland Garros e 2006.
Kuznetsova é ainda, a única jogadora entre as quatro que já tem um título do Grand Slam, tendo como melhor resultado em Paris uma final, perdida face a Henin em 2006.
Ana vs Jelena
É o jogo mais aguardado das mais finais, colocando frente a frente duas rivais oriundas da mesma secção do globo.
Ana Ivanovic, é apontada por muitos como a grande candidata a título após a retirada de Justine Henin.
A sérvia, tem amanhã o seu grande teste, pois caso vença alcança a sua terceira final de grand slam da carreira e a segunda consecutiva em Paris.
No confronto directo, Ana tem vantagem de 5-1, sendo que ganhou os últimos quatro encontros. O último foi em Indian Wells nas meias finais, com Ana a ganhar por 7-6 6-3.
Jelena tem como grande vantagem a sua parte fisica e o facto do jogo ser em terra batida, piso que favorece a ágil movimentação da sérvia. Ainda assim a sua lesão no cotovelo tem-lhe tirado a potência de bola, principalmente no serviço, que poderá muito bem amanhã vir a ser massacrado por Ivanovic.
Por isso tudo vai depender da táctica de cada uma sendo que Ana tem claramente, vantagem psicológica sobre uma Jelena que já admintiu que quando está a jogar com Ana pensa que está a jogar com um homem, pois as suas direitas são, na opinião de Jankovic, as melhores do circuito.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Roland Garros - Dia 10

Os quartos-de-final em Roland Garros arrancaram hoje em Paris, com duas partidas femininas e duas masculinas. Em suma, um dia sem surpresas onde todos os jogadores favoritos seguiram em frente.
Os destaques:
-Ana Ivanovic continua a sua caminhada invicta em Roland Garros, ao bater hoje a suiça Patty Schnyder por 6-3 6-2, num jogo onde a sérvia jogou muito bem, adaptando o seu ténis ao da adversária, e acabando por benificiar das dezenas de erros de Patty para seguir para as meias-finais.
- Na meia final, Ivanovic vai encontrar outra sérvia, Jelena Jankovic, que hoje ultrapassou a espanhola oriunda do Qualifying, Carla Suarez Navarro por 6-3 6-2. O jogo foi morno, lento e pouco interessante com a jogadora que falhou menos a vencer. Jelena tem agora a favorita pela frente. Espera-se um jogo enorme...
Jogo marcado após o dia de Hoje:
Ana Ivanovic vs Jelena Jankovic
- Rafael Nadal continua a atropelar os adversários em Roland Garros. Ronda após ronda, o espanhol parece mais forte, e os seus adversários pareceu cordeiros prontos a ser decapitados. Hoje foi Almagro, 6-1 6-1 6-1.
O teste de Nadal, vem aí e é sérvio.
- Novak Djokovic teve enormes dificuldades em ultrapassar o seu antigo colega de treinos Ernests Gulbis de apenas 19 anos. O sérvio levou vantagem em relação ao letão nos pontos importantes, averbando uma vitória por 7-5 7-6 7-5, em mais de 3horas de intenso ténis.
Jogo marcado depois do dia de hoje:
Rafael Nadal vs Novak Djokovic
Jogo do dia: Novak e Ernests protagonizaram o único duelo com emoção da jornada, com indecisão e grande ténis em todos os sets, deixando prever que este Ernests (e com as posições que vai subir) é uma caso sério de talento, e um perigo, já para o torneio de Wimbledon.
Performance do dia: Nadal, Nadal, Nadal. Perdeu 25 jogos em 5 encontros á melhor de 5 sets. Algo completamente impensável.
Para amanhã: Teremos o resto dos quartos-de-final, com dois encontros de cada quadro, com dois jogos no Chatrier e dois jogos no Lenglen.
Jogo mais aguardado: Elena Dementieva vs Dinara Safina

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Roland Garros - Dia 9

O dia 9 em Roland Garros marcou o encerramento da quarta ronda masculina e o quase encerramento da quarta ronda feminina, tendo ficado dois encontros para terminar amanhã.
Os destaques:
- Dinara Safina protagonizou hoje uma semi-surpresa, ao bater a sua compatriota, nº1 mundial, Maria Sharapova por 6-7, 7-6 6-2. Maria, esteve a ganhar por 5-2 no segundo set, e teve mesmo match point aos 5-3, acabando por claudicar, perante uma Safina que parecia francesa tal o apoio que recebeu do público.
- Elena Dementieva, está efectivamente de volta à sua melhor forma, depois de hoje ter ultrapassado a sua dura compatriota e número 12 mundial Vera Zvonareva, por 6-4 1-6 6-2, perfilando-se como uma das grandes favoritas ao título em Roland Garros.
Jogos marcados após o dia de hoje:
Dementieva vs Safina
- Roger Federer teve mais dificuldades do que poderia prever ao bater o francês Julien Beneteau por 6-4 7-5 7-5, mostrando mais uma vez um Federer muito forte nos momentos decisivos.
- David Ferrer teve enormes dificuldades ao ultrapassar o sempre duro Radek Stepanek em cinco sets, com os parciais de 4-6 6-2 1-6 6-3 6-3, num jogo que proporcionou aos presentes 3 horas de grande nível tenístico.
- Fernando Gonzalez ultrapassou facilmente o inesperado Robbie Ginepri deixando os Estados Unidos sem qualquer presença no torneio no que toca aos singulares.
- O jovem show Gael Monfils avançou igualmente para os quartos-de-final, ao ultrapassar o croata Ivan Ljubicic por 7-6 4-6 6-3 6-2, num encontro mole, lento, por vezes mesmo provocando alguma sonolência.
Jogo do Dia: Não há dúvidas de que o encontro do dia foi aquele que opôs a nº1 do mundo Maria Sharapova à sua compatriota Dinara Safina. O jogo ofereceu aquele que é o melhor ténis feminino do torneio até ao momento, dezenas de winners, de longas trocas de bolas e de reviravoltas no marcador. Com esta derrota, só um milagre vai pode fazer com a que a siberiana mantenha a 1ª posição do ranking.
Performance do Dia: Safina! Quem viu o jogo sabe porquê...
Para amanhã: É o arranque dos quartos de final, tanto femininos como masculinos, com os três sérvios em acção, mas também com o favorito Nadal.
Jogo mais aguardado: Nadal vs Almagro

domingo, 1 de junho de 2008

Roland Garros - Dia 8

O dia 8 de Roland Garros marcou o arranco dos oitavos-de-final da competição francesa, numa jornada com quatro encontros masculinos e quatro femininos, distribuidos pelos dois principais courts do complexo.
Em suma, foi o dia com menos emoção do torneio, onde os derrotados não conseguiram ganhar sets e onde a chuva voltou a aparecer por duas vezes, interropendo 10 minutos da primeira vez e 40 minutos da segunda vez.

Os destaques:

- Rafael Nadal continua verdadeiramente impressionante na sua campanha parisiense. Hoje a vítima foi o compatriota e igualmente esquerdino Fernando Verdasco, com os parciais esclarecedores de 6-1 6-0 6-2.

- O próximo adversário de Nadal é o também espanhol Nicolas Almagro que bateu o francês Jeremy Chardy por 7-6 7-6 7-5. Ainda assim este francês deixa boas indicações para a época de relva, uma vez que faz parte do seu calendário a participação nas qualificações de Wimbledon.

- Ernest Gulbis, ultrapassou com relativa facilidade o francês Michael Llodra, com os parciais de 6-4 7-6 6-3, continuando assim o seu trajecto fantástico no pó de tijolo da cidade luz.
- A ecatombe francesa ficou completa com o afastamento de Paul Henry Mathieu, às mãos do número 3 mundial Novak Djokovic, num jogo onde o sérvio foi mais forte nos momentos importantes e venceu por 6-4 6-3 6-4.

Jogos marcados após o dia de hoje:

Nadal vs Almagro
Djokovic vs Gulbis

- Do lado feminino o destaque vai para a número 2 mundial Ana Ivanovic, depois de ultrapassar de forma imaculada a checa Cetkovska, com uma vitória simples e rápida por 6-0 6-0.

- A nº2 da sérvia Jelena Jankovic ultrapassou a sempre dura Agnieska Radwanska por 6-3 7-6, tendo estado a ganhar por 5-1 na segunda partida, sendo no entando forçada a jogar o tie-break.

- A surpresa do torneio é a espanhola Carla Suarez Navarro. A espanhola, já vai na sétima vitória consecutiva em Roland Garros, tendo batido Amelie Mauresmo na segunda ronda e hoje, na quarta ronda da prova, a italiana Flávia Penetta, que havia batido a mais velha das irmãs Williams. Os parciais foram tranquilos, 6-3 6-2.

- A suiça Patty Schnyder seguiu hoje igualmente em frente depois de ultrapassar a eslovaca Kateryna Srebotnik por 6-2 6-4.

Jogos marcados após o dia de hoje:

Jankovic - Navarro
Ivanovic - Schnyder

Jogo do Dia: Como referi acima, hoje não houve nenhum jogo que fosse verdadeiramente "o jogo", mas pela qualidade de ténis proporcionada julgo que se pode afirmar que o embate entre Novak Djokovic e Mathieu foi o melhor do dia.

Performance do Dia: Uma bicicleta, dois pneus, dois donuts, como lhe queiram chamar. Foi a primeira vez na história de um Grand Slam que tivemos um resultado de 6-0 6-0, na quarta ronda. Quem pára a madame Ivanovic? Veremos...

Para amanhã: Na minha opinião é o dia com os melhores duelos até ao momento do lado feminino, contando ainda com um grande jogo em perspectiva no sector masculino, Ferrer vs Stepanek, e com outro jogo para os franceses vibrarem, entre Monfils e Ljubicic.

Jogo mais aguardado: Sharapova vs Safina