quarta-feira, 4 de junho de 2008

Roland Garros - Dia 11

Estão concluidos os quartos de final em Roland Garros, e diga-se que hoje surgiu a primeira e única surpresa, desda fase da competição parisiense.

Os destaques:

- A inacreditável Dinara Safina, parece que anda a brincar com as oponetes. Hoje, face à compatriota Elena Dementieva, voltou a estar a perder por 1 set e 5-2 no segundo set, voltou a anular match point aos 5-3, voltou a ganhar o segundo set no tie break e voltou a ganhar facilmente a terceira partida, tal como fizeram recentemente com Henin e Sharapova. Mas será que alguém se atreve a bater esta Dinara.
Hoje, o score foi de 4-6 7-6 6-0.
Para isso, mais vale entrar a perder.
- Svetlana repetiu os feitos de Jankovic e Ivanovic chegando às meias finais sem perder qualquer set. A russa bateu hoje a estona Kaia Kanepi por 7-5 6-2, seguindo assim para um confronto face a Safina.
Jogo marcado:
Svetlana Kuznetsova vs Dinara Safina
- Do lado masculino a grande surpresa dos quartos de final é o francês Gael Monfils. Há sete anos que os franceses não tinham ninguém nas meias finais, curiosamente num torneio onde os dois melhores franceses desistiram inesperadamente. Gael jogou na defensiva e bateu um desorientado David Ferrer por 6-3 3-6 6-3 6-1.
- Federer perdeu mais um set, mas jogou bem e seguiu de forma tranquila para as meias finais, batendo o chileno Fernando Gonzalez por 2-6 6-2 6-3 6-4.
Jogo marcado:
Gael Monfils vs Roger Federer
Jogo do dia: Safina vs Dementieva foi de longe o melhor e mais emocionante jogo do dia, suscitando a ideia... será que agora é Safin que vai ser conhecido como o irmão da grande Safina??
Performance do Dia: Gael Monfils, grande surpresa.. onde pode parar este miudo?
Para amanhã- Previsão das meias finais:

Dinara vs Svetlana
Dinara Safina é a jogadora em melhor forma na época de terra batida, estando a jogar de forma consistentemente agressiva.
O problema de Dinara, ao que parece, deixou de existir. Onde está a impassividade da irmã de Marat? Desapareceu, uma vez que ela agora até é especialista em salvar match points.
Kuznetsova lidera por 3-2 no confronto directo e por 2-1 no confronto em terra batida, tendo ganho a Dinara aqui em Roland Garros e 2006.
Kuznetsova é ainda, a única jogadora entre as quatro que já tem um título do Grand Slam, tendo como melhor resultado em Paris uma final, perdida face a Henin em 2006.
Ana vs Jelena
É o jogo mais aguardado das mais finais, colocando frente a frente duas rivais oriundas da mesma secção do globo.
Ana Ivanovic, é apontada por muitos como a grande candidata a título após a retirada de Justine Henin.
A sérvia, tem amanhã o seu grande teste, pois caso vença alcança a sua terceira final de grand slam da carreira e a segunda consecutiva em Paris.
No confronto directo, Ana tem vantagem de 5-1, sendo que ganhou os últimos quatro encontros. O último foi em Indian Wells nas meias finais, com Ana a ganhar por 7-6 6-3.
Jelena tem como grande vantagem a sua parte fisica e o facto do jogo ser em terra batida, piso que favorece a ágil movimentação da sérvia. Ainda assim a sua lesão no cotovelo tem-lhe tirado a potência de bola, principalmente no serviço, que poderá muito bem amanhã vir a ser massacrado por Ivanovic.
Por isso tudo vai depender da táctica de cada uma sendo que Ana tem claramente, vantagem psicológica sobre uma Jelena que já admintiu que quando está a jogar com Ana pensa que está a jogar com um homem, pois as suas direitas são, na opinião de Jankovic, as melhores do circuito.

1 comentário:

Anónimo disse...

Será o serviço de Monfis suficiente para o Federer.. n parece. Preve-se uma final Federer vs Nadal outra vez. Nas mulheres há + imprevisibilidade mas aposto na Jankovic (claro) desculpa José contra a Safina..