sábado, 30 de agosto de 2008

UsOpen 2008 - Dia 5

Mais um dia de UsOpen, mais um dia com espectáculo com surpresas e grandes encontros.

Os destaques:

- No sector masculino, Roger Federer ultrapassou mais uma ronda depois de bater o brasileiro Tiago Alves, por 6-3 7-5 6-4, num jogo em que Federer esteve forte, alinhando ainda assim alguns erros de direita e alguns voleys falhados muito pouco habituais no helvético.

- Novak Djokovic também convenceu, ao ultrapassar o norte-americana Robert Kendrick por 7-6 6-4 6-4, num jogo em que ambos mostraram ser verdadeiros "show man".

- Andy Roddick temeu pela vida face ao mais talentoso jogador do circuito, Ernest Gulbis. O letão dominou por completo até aos 6-3 5-3, mas depois Roddick mudou de táctica optando por apenas passar bola para o outro lado. Gulbis perdeu a cabeça e cometeu erros quando não podia, oferecendo a vitória ao americano por 3-6 7-5 6-2 7-5.

- Tsonga, Stepanek e Robredo seguiram igualmente em frente ao passo que Marat Safin foi igual a si mesmo e saiu derrotado, mas sempre de cabeça levantada.

- Nas senhoras, destaque para a derrota de Svetlana Kuznetsova, confirmando o mau momento de forma. Desta feita, para a Kateryna Srebotnik por 6-3 6-7 6-3, num jogo em que a eslovena serviu de um modo fabuloso.

- Jelena Jankovic jogou mais uma vez mais de 2 horas, para ultrapassar mais um jogadora dura. Desta feita, Jie Zheng, por 7-5 7-5, num encontro em que ambos os sets demoraram mais de 1 hora. O problema pa Jelena é que a próxima adversária é uma das jogadoras do momento, Caroline Wozniacki, que ontem ultrapassou a bielorrusa Azarenka por duplo 6-4.

- Lindsay Davenport ficou entretanto pelo caminho, ao ser batida em sessão nocturna por Marion Bartoli, por 6-1 7-6, ao passo que Patty Schnyder e a campeã olímpica Elena Demetieva seguiram em frente.

Jogo do Dia: Foi fabuloso o embate de Roddick e Gulbis, de resto, como se perspectivava. Gulbis mostrou sempre o melhor ténis do encontro, muito técnico, corajoso, original, ao passo que Roddick foi estranhamente o mais discreto, tendo sido essa discrição que lhe valeu a vitória.

Performance do Dia: Puxando a brasa a nossa sardinha, Rui Machado foi definitivamente a figura do dia de ontem, ao forçar o nº13 mundial Fernando Verdasco a 5 partidas. Digamos que durante 4 horas, Rui jogou como um verdadeiro top20. Se mantiver este nível não é só com Michelle que vamos ter verdadeiras alegrias.

Para hoje: Início da 3ª ronda masculina com Nadal a voltar ao court. Do lado feminino fecha-se o lote das 16.

Jogos mais aguardados: David Ferrer vs Key Nishikori / Ana Lena Groenfeld vs Alizé Cornet

Uau!!


Rui Machado, forçou o nº13 mundial Fernando Verdasco a jogar 5 partidas, em 4h10m, perdendo ainda assim por 7-6 6-7 4-6 7-6 0-6.
Rui fez os possíveis e os impossíveis para seguir em frente na competição, mas mesmo assim, fica sempre o amargo na boca.
É caso para dizer que o ténis português está verdadeiramente em grande, com Rui Machado a mostrar que em breve é bem possível virmos a ter mais um top100.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

UsOpen - Dia 4

O dia 4 do UsOpen 2008, trouxe aquela que é considerada a maior surpresa de todos os tempos neste torneio, a derrota de Ana Ivanovic face a uma desconhecida.

- Mas para quem viu o jogo, a surpresa não foi tão acentuada. Julie Coin, licenciada de 25 anos, serviu como se não houvesse amanhã, e mostrou um poderio de fundo do court impressionante. Isso, aliado a uma Ana Ivanovic estranhamente sem sorriso no rosto, cabiz baixo e a fazer mais de 30 erros não forçados, deram indicação duma derrota anunciada.
Ana até poderia ter perdido em sets, mas Coin tremeu na parte final da segunda partida. No 3º set tal não aconteceu e Coin ao terceiro match point concluiu o momento mais bonito da sua carreira.

- As manas Williams seguiram em frente, depois de terem ganho facilmente os seus confrontos, mostrando ambas que estão em grande forma.

- Safina também seguiu em frente, após bater Roberta Vinci por 6-3 6-4, num jogo em que a italiana lhe ofereceu alguma resistência.

- Nos homens Rafael Nadal ultrapassou o norte americano DeHeart por 6-1 6-2 6-4. Heart começou o jogo parecendo que não sabia jogar e terminou alinhando um ténis tremendo que levou o público à loucura.

- James Blake, Andy Murray e Mardy Fish seguiram igualmente em frente no torneio.

Jogo do Dia: Murray e Llodra portagonizaram o melhor ténis que vimos até ao momento em Nova Iorque, com pontos extraoridinários, grandes e frequentes passing's e um equilíbrio no marcador notável.

Performance do Dia: Julie Coin, merece todo o destaque, mais que não seja por ter derrotado a melhor jogadora do planeta.

Para hoje: Início da terceira ronda feminina e conclusão da segunda masculina com um programa de invejar, contando com encontros para todos os gostos.

Jogos mais aguardados: Roddick vs Gulbis / Wozniacki vs Azarenka

UsOpen 2008 - Portugueses

Rui Machado volta ao court logo à tarde para defrontar o nº13 do Mundo, o espanhol Fernando Verdasco.
O jogo disputa-se no court 11 às 18h30, e sabe-se que vai ser uma tarefa muito difícil, mas Rui já nos mostrou que podemos sonhar, e nós vamos sonhar!

Desta vez nem Ticha chegou...

No regresso da WNBA, as Sacramento Monarchs perderam na deslocação a Los Angeles.
Mesmo tendo estado a ganhar por 9 pontos no primeiro período e com Ticha Penicheiro a fazer umas fabulosas 7 assistências, 3 ressaltos e a colocar o único cesto que tentou, as Monarchs acabaram por perder de forma clara por 15 pontos por 78-63, com destaque para Candace Parker com 19 pontos e 9 ressaltos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

UsOpen 2008 - Dia 3

Finalmente terminou a primeira ronda, e todos os jogadores previstos já entraram em acção. Muitos estiveram aquém das expectativas, outros tantos surpreenderam-nos pela positiva, ora vejamos os destaques de ontem:

- No masculino foi dia de estreia de Novak Djokovic, que tinha pela frente o sempre duro Arnout Clement. O sérvio ainda apanhou um susto, pois torceu o tornozelo no início do 3º set, acabando no entanto (e com o tornozelo enfaixado) concluir vitoriosamente o seu confronto por 6-3 6-3 6-4.

- Quem também se estreou foi o campeão de 2003, Andy Roddick, que logrou uma prestação fantástica, batendo o fantástico Fabrice Santorro por 6-2 6-2 6-2, deixando o mágico francês sem soluções para a potência do americano.

- Também na 2ª ronda já estão, Ernest Gulbis, Jo Wilfred Tsonga e Robby Ginepri, que se impuseram nos seus respectivos encontros.

- No sector feminino a sérvia Jelena Jankovic teve de passar quase 3 horas em court para avançar para 3ª ronda da competição. Num encontro muito agradável, as duas entregaram-se ao máximo e entre trocas de bola fantásticas, a nº2 mundial levou a melhor por 6-3 6-7 7-5.

- Svetlana Kuznetsova e Lindsay Davenport seguiram igualmente em frente mas temeram pela sua vida no 1º set. A russa bateu Sorana Cirstea por 7-6 6-0, ao passo que a norte americana ultrapassou Alisa Kleybanova por 7-5 6-3.

Jogo do Dia: Porque as senhoras também merecem, destaco como melhor jogo do dia o embate entre Jankovic e Arvidsson, acima de tudo porque ambas deram tudo e assistimos a alguns com tudo, entre variações técnicas e rítmicas, algo muitas vezes raro no circuito feminino.

Performance do Dia: Andy Roddick, apareceu em grande plano em Nova Iorque, muito rápido, a servir com ninguém e com a esquerda cada vez melhor.

Para hoje: Início da segunda ronda masculina e conclusão da mesma ronda no lado feminino. Destaque para a entrada em court dos nº1 do ranking, Ana Ivanovic e Rafael Nadal assim como das manas Williams e de Dinara Safina.

Jogos mais aguardados: Mathieu vs Fish / Mattek vs Cornet

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

UsOpen 2008 - Dia 2

O dia 2 do último Grand Slam da temporada, trouxe ao court mais uma série de grandes nomes do ténis mundial. Vejamos então o que fizeram.

Os destaques:

- Roger Federer, iniciou ontem a sua defesa do título nova iorquino. Pela frente tinha Máximo Gonzalez, jogador que este ano só havia jogado em terra batida.
Gonzalez, mostrou ainda assim uma enorme qualidade de ténis e um espírito para o espectáculo esclarecedor, que agradou a multidão que se deslocou ao Arthur Ashe Stadium.

- Richard Gasquet, já ficou pelo caminho. Na primeira ronda teve logo de defrontar o sempre duro Tommy Haas, num encontro fabuloso, em que o germânico levou a melhor por 6-7 6-4 5-7 7-5 6-2, depois de um 5º set completamente falhado por parte do francês.

- Marat Safin, Tommy Robredo, Fernando Verdasco e Mardy Fish seguiram igualmente em frente ao passo que Thomas Berdych ficou já pelo caminho, após derrota clara face a Sam Querrey.

- No sector feminino Ana Ivanovic, a nº1 mundial WTA, teve enormes dificuldades para passar a sua primeira ronda, diante da russa Vera Dushevina. Ana esteve a ganhar 6-1 4-2, mas teve um absoluto bloqueio mental, permitindo a reentrada da russa que venceu o segundo set por 6-4. Na terceira partida, o encontro foi sempre equilibrado, com a qualidade do serviço da sérvia a prevalecer. Resultado final, 6-1 4-6 6-4.

- Dinara Safina seguiu igualmente em frente, acompanhada das irmãs Williams, todas estas sem precisar de recorrer a um terceiro set.

- Ao invés, a eslovaca Daniela Hantuchova foi afastada pela regressada Ana Lena Groenfeld por expressivos 6-4 6-2, provando que Daniela está longe de ter em Nova Iorque boas recordações, uma vez que perde aqui pelo segundo ano consecutivo na ronda inaugural.

Jogo do Dia: Tommy Haas e Richard Gasquet, protagonizaram um ténis acima da média do que temos visto neste UsOpen, 3h30m de alto nível tenístico.

Performance do Dia: Para aqueles que pensavam que Roger Federer iria ceder perante a pressão de já não ser o nº1 do mundo, enganem-se. O suíço jogou um ténis fabuloso, como já não viamos há muito.

Para hoje: Início da 2ª ronda feminina e conclusão da primeira ronda masculina, com a entrada em court e Novak Djokovic assim como de Andy Roddick.

Jogo mais esperado: Roddick vs Santorro / Azarenka vs Benesova

terça-feira, 26 de agosto de 2008

UsOpen 2008 - Portugueses

Infelizmente, não houve mesmo duas sem três e Frederico Gil voltou a perder face ao francês Jeremy Chardy.
Depois de perder em 3 sets e Roland Garros e em 5 sets em Wimbledon, Frederico cedeu agora em 4 sets por 6-3 3-6 2-6 3-6.
Quanto a Rui Machado, ultrapassou historicamente o sul africano Rik De Voest por 6-4 7-6 6-1, num jogo em que Rui se apresentou sólido, alinhando um grande ténis.
O senhor que se segue, é só Fernando Verdasco, nº13 Mundial, jogador de outro nível que Rui vai tentar desafiar. Há que acreditar!

UsOpen 2008 - Dia 1

Foram ontem dadas as primeiras raquetadas no UsOpen 2008.
Em Flashing Meadows, o dia 1 de competição trazia ao court, alguns dos favoritos aos respectivos torneios de singulares.

Os destaques:

- No sector masculino, este foi o dia de estreia de Rafael Nadal.
Não se esperavam grandes dificuldades para Rafa, mas essa previsão foi completamente contrariada uma vez que Bjorn Phau fez possivelmente o melhor jogo da sua vida, alinhando pancadas fantásticas e um poder de aceleração impressionante, mostrando que o seu ranking (134) é bem enganador.
Quanto a Nadal, foi igual a si próprio, mostrando uma intensidade competitiva que intimida qualquer um, mostrando que está em Nova Iorque para vencer o torneio.
7-6 6-3 7-6 foi o resultado do encontro.

- Juan Martin Del Potro somou ontem a sua 21ª vitória consecutiva, ao bater o compatriota Guillermo Cañas por 4-6 7-6 6-4 6-1. Del Potro, que vem de 4 torneios ganhos consecutivos, desiludiu nos dois primeiros sets, alinhando um ténis extremamente irregular, mas no 3º e 4º set, foi mais seguro e mostrou que está em Flushing Medows para dar continuidade ao seu fantástico momento de forma.

- David Ferrer e David Nalbandian seguiram igualmente em frente com facilidade, ao passo que James Blake precisou de 5 sets para bater o compatriota Donald Young, em sessão nocturna.

- Nas senhores, Jelena Jankovic procura a sua primeira final do Grand Slam em Nova Iorque, depois de ter sido durante uma única semana, nº1 mundial.
Jankovic, bateu ontem Coco Vandewege, uma jovem de 16 anos norte-americana, por 6-3 6-1.

- Lindsay Davenport, começou igualmente bem o seu percurso em Nova Iorque, num encontro que marcou o seu regresso a casa, após ter sido mãe.
Lindsay bateu a campeã de Standford, Alexandra Wozniak, por 6-4 6-2.

- Svetlana Kuznetsova, Vera Zvonareva e Caroline Wozniacki seguiram em frente, enquanto Anna Chackvetadze ficou pela primeira ronda, e vai descer para fora no top 25.

Jogo do Dia: O encontro entre James Blake e Donald Young foi sem dúvida um dos melhores do dia, beneficiando do efeito nocturno, e do facto deste ter sido o primeira encontro entre dois jogadores (homens) negros, em prime time televisivo, em Nova Iorque.

Performance do Dia: Na Li, continua em grande, depois de ter sido 4ª nos Jogos de Pequim. Desta feita, a chinesa bateu Shahar Peer, com parciais impressionantes de 2-6 6-0 6-1.

Para amanhã: Continuação da primeira ronda masculina e final da primeira ronda feminina, com as estreias das manas Williams, de Ana Ivanovic e ainda de Roger Federer.

Jogo mais aguardado: Richard Gasquet vs Tommy Haas, Williams vs Stosur / Hantuchova vs Groenfeld


UsOpen 2008 - Portugueses

Frederico Gil e Rui Machado estreiam-se hoje no UsOpen, através dos seus confrontos da 1ª ronda face a Jeremy Chardy e Rik De Voest respectivamente.
Gil e Machado, jogam inclusive no mesmo court, sendo que Gil deverá jogar por volta das 18 horas, e Rui Machado nunca antes das 22h.
Da nossa parte só temos de desejar boa sorte aos nossos campeões.

domingo, 24 de agosto de 2008

UsOpen- Antevisão


A cidade das compras, da moda, da confusão, da poluição, da loucura, da diversidade cultural.
Em Nova Iorque, arranca amanhã, o último Grand Slam da temporada tenística, contando com toda, ou quase toda a elite do ténis mundial, assim como com dois representantes do ténis nacional, Frederico Gil e Rui Machado.

Deixo aqui algumas notas sobre os favoritos às competições de singulares.
Singulares Masculinos

Rafael Nadal: O espanhol chega a Nova Iorque, sendo de longe o melhor jogador do ano e da actualidade.
É certo que o espanhol apareceu mais dominante do que nunca na época de terra batida e que mostrou uma evolução espantosa nos pisos rápidos particularmente em Wimbledon, mas o domínio incontestável do espanhol deve-se também à nítida quebra de Roger Federer.
Nadal tem um total de 8 títulos este ano, e perdeu apenas um jogo nos últimos 4 meses.
Parece difícil encontrar alguém que o vença, e talvez Novak Djokovic seja aquele que de repetente nos passe pela cabeça, depois de ter liquidado o espanhol em Cincinati.
Com todos estes dados, o espanhol é o principal favorito, mas a oposição quer contrariar essa tendência.

Roger Federer: O suíço dominou o circuito profissional durante quatro anos e meio. Na verdade, habituou-nos mal, ganhando nos últimos 4 anos os torneios de Wimbledon e UsOpen.
Desta feita, Federer chega a Nova Iorque, não a terminar um ciclo, mas a começar um novo.
O suíço é agora nº2, a pressão, talvez tenha aliviado ligeiramente, fazendo com que desta feita uma possível derrota do suíço não seja um escândalo, mas sim a continuidade de uma má fase.
Não sabemos exactamente se esta nova situação será ou não boa para o suíço, e de que forma ele a vai encarar, mas espero, e porque acho que o suíço é, indiscutivelmente o melhor de sempre (coisa que, o próprio Nadal, humildemente admite)que Federer nos continue a dar grandes momentos de ténis, como tem feito, e bem, neste milénio.

Novak Djokovic: O sérvio está em grande forma, tendo como resultados de relevo nesta época de hard court a sua final em Cincinati assim como a medalha de bronze em Pequim após ser derrotado de forma muitíssimo equilibrada pelo depois campeão, Rafael Nadal.
Djokovic é igualmente o finalista vencido da edição do ano passado, e goza do estatuto de Showman, devido ao seu enorme carisma que encanta os americanos.

Andy Murray: O escocês tem de ser considerado um favorito, pelo que fez nesta época de hardcourt.
Depois da fantástica prestação em Wimbledon, Murray apareceu fortíssimo na época norte americana, tendo perdido face a Nadal nas meias de Toronto e ganho na final de Cincinati a Djokovic, jogador que ele já havia batido nos quartos de Toronto.

Singulares Femininos




Ana Ivanovic: A sérvia nº1 mundial está a passar um momento muito delicado na sua ainda curta carreira.
Ana, lidera o circuito mundial desde Roland Garros, tendo perdido essa liderança durante uma semana para a compatriota Jelena Jankovic.
Depois de Roland Garros, os resultados da bela sérvia são fracos, com Ivanovic a perder nas 3ªs rondas de Wimbledon e Montreal, e abdicando da exibição olímpica devido a uma inflamação no polegar, que a impediu de treinar e jogar.
Ainda assim, a princesa de Belgrado possuiu tudo o que uma grande campeã necessita, tendo características de jogo que se adaptam a qualquer superfície, incluindo hardcourt. Forte serviço, a melhor direita do circuito, uma esquerda em melhoria e um jogo de rede bastante útil, aquando necessário.
É o raio X da 1ª CS do último Grand Slam da temporada e de uma das principais favoritas.

Jelena Jankovic: Foi uma nº1 para a estatística. Sem nunca ter chegado a uma final de Grand Slam, Jelena Jankovic apareceu como nº1 do Mundo na semana nos Jogos Olímpicos, devido ao facto de Ana Ivanovic ter perdido alguns pontos referentes a 2007.
Jankovic, não está ainda assim a fazer uma má época, mas conta apenas com um título, em Roma, antes de Roland Garros.

Irmãs Williams: Serena e Venus são dois nomes a ter em conta em qualquer torneio do Mundo, e o seu torneio caseiro não pode de todo ser excepção.
Serena iniciou a época com todo o gás, vencendo 3 torneios de seguida até à terra batida. Roland Garros foi uma desilusão para as irmãs, tendo perdido as duas no mesmo dia.
Ainda assim, e pela 3ª vez neste milénio, Venus e Serena disputaram entre si o título de Wimbledon, tendo a irmã mais velha levado a melhor.
Ainda assim, depois de Wimbledon, as coisas não têm corrido muito bem às irmãs, Serena ainda foi a Standford para quase perder com Michelle Brito e depois desistir nas meias finais, ao passo que Venus só participou nos jogos Olímpicos, onde mais uma vez, perdeu no mesmo dia e praticamente ao mesmo tempo que a irmã. Em pares, desforraram-se, vencendo o ouro e repetindo aquilo que havia acontecido em Wimbledon.
Venus e Serena estão na mesma parte do quadro e podem defrontar-se nos quartos de final.

Dinara Safina: A irmã de Marat Safin é na minha opinião, a melhor jogadora da actualidade. No últimos 7 torneios, a russa chegou a seis finais, ganhando em Berlim, Los Angeles e Montreal, perdendo em Roland Garros, nos Jogos Olímpicos e também em Den Bosh.
Safina, parece cada vez mais uma jogadora completa, tendo perdido aproximadamente 5 quilos no "pós-Wimbledon", servindo velozmente, possuindo uma capacidade de aceleração notável, assim como um jogo de rede bastante positivo.
Julgo que este poderá ser o grande salto de Safina, depois de uma final em Roland Garros, onde apenas perdeu com Ivanovic e duma medalha de prata histórica.

Melhores jogos para o dia 1:

Lindsay Davenport vs Alexandra Wozniak
Shahar Peer vs Na Li
Maria Kirilenko vs Tamira Pazcek

James Blake vs Donald Young
Juan Martin Del Potro vs Guillermo Cañas
Stanislav Wawrinka vs Simone Bolleli
Kei Nishikori vs Juan Monaco




O fim do certame Olímpico

Faltam ainda algumas horas para terminar, mas já deixa saudades, muitas saudades, não obrigatoriamente aos portugueses, mas a todos que amam o Olimpismo e principalmente o Desporto.
Entre os portugueses, destaca-se a inconstância emocional, tendo sido diversas vezes colocadas em causa as capacidades e credibilidade dos nossos atletas, para na mesma hora se vibrar e afirmar que estes foram os melhores jogos de sempre. E foram! Não há como negá-lo, uma vez que as medalhas falam por si.
Nunca, em nenhuma edição dos Jogos Olímpicos, a delegação nacional conquistou um ouro e uma prata.
Desta feita, os protagonistas foram Nélson Évora e Vanessa Fernandes, protagonistas esperados, tendo em conta que ambos são campeões do Mundo das suas modalidades.
Ainda assim, ser-se o melhor não significa obrigatoriamente ganhar a medalha a de ouro olímpica, e como prova palpável dessa situação temos a portuguesa Naide Gomes, que é de longe, a melhor saltadora em comprimento da actualidade. Prova disso é a sua marca de 2,12m alcançada no final de Julho no Mónaco, marca que chegaria perfeitamente para alcançar o ouro Olímpico.
Mas quando se encara a chama olímpica de frente, a história muda de figura, os nervos sobem a flor da pele, causando alguns imprevistos indesejáveis. Infelizmente, um desses imprevistos tocou-nos a nós infelizmente.
Entre outras modalidades, destaca-se acima de tudo a tristeza de não termos qualquer equipa de desportos colectivos, comparando com a nossa vizinha Espanha, que apresenta mais de 100 atletas, só em modalidades colectivas.
Não acredito no entanto que tenha havido uma grande desilusão, para além da azarada Naide Gomes. As verdadeiras desilusões foram algumas declarações de atletas que desiludidos com as suas prestações, obraram comentários menos felizes.
No entanto, muitos desses comentários têm de ser compreendidos, pois é algo injusto exigir resultados a atletas que treinam durante 4 anos sem serem sequer lembrados, os que são lembrados são os que são os melhores nas suas modalidades, e mesmo assim não chegam para abrir telejornais, para isso, é sempre mais fácil e útil colocar mais uma vitória da Selecção Nacional de Futebol, essa mesma Selecção que nada ganhou na história do futebol.
É triste, mas é o país que temos, em Londres cá estaremos...

sábado, 23 de agosto de 2008

A sorte dita Rik De Voest


Rik De Voest, holandês de 28 anos, é o adversário de Rui Machado na 1ª ronda do quadro principal do Open dos Estados Unidos, último Grand Slam da temporada.
Voest, ocupa a 150ª posição no ranking mundial e é um adversário bem acessível para o nosso Rui, que está a viver o melhor momento da carreira.
Machado ocupa ainda, curiosamente, a mesma parte do quadro de Frederico Gil, podendo encontrar o compatriota na 3ª ronda da competição.
Que bom seria..

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Rui Machado salva honra do convento

Rui Machado, alcançou hoje um feito histórico, ao bater o italiano Flavio Cipolla por 7-6 6-3, juntado-se assim a Frederico Gil, apurado directamente.
É um feito fabuloso, principalmente quando falamos de um jogador que começou o ano fora do top 600, vencendo mais de 20 jogos consecutivos em ITF'S na parte inicial do ano, evoluindo para os challengers e chegando as qualificações de Wimbledon e USOPEN.
Em Wimbledon perdeu cedo, em Nova Iorque, venceu apenas e só o campeão olímpico de Atenas assim como o difícil italiano Cipolla, que no nosso Estoril Open bateu o agora top 20 Gilles Simon.
Rui, vai daqui a momentos conhecer o seu adversário da 1ª ronda, que poderá ser entre outros, o nº1 do Mundo, Rafael Nadal.

Ainda assim, é importante referir o reverso da medalha.
Neuza Silva não continuou o seu percurso, que em todo o caso é fantástico, e dá a Neuza os pontos e a confiança que ela necessitava. Neuza perdeu com Roberta Vinci por 6-4 e 6-0.
Quanto a Michelle Brito, as expectativas, são sempre mais elevadas, principalmente porque ela as tem criado eliminando adversárias de topo mundial este ano.
Mas desta vez, Michelle esteve bem abaixo do seu nível, perdendo por 6-2 6-3 face a uma adversária que tinha todas as características que a Michelle não gosta: rápida, consistente, demasiado regular, obrigando Michelle a bater demasiadas bolas em cada ponto.
Ainda assim há uma ténue esperança das portuguesas ainda conseguírem alcançar o quadro principal, uma vez que, há para já (com perspectiva de haver mais) uma desistência, abrindo lugar a qualquer uma das 16 derrotadas na final da qualificação, a ser decidida(s) por sorteio.

Vamos então aguardar

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A Machad(ada) final..

Dia perfeito para o ténis português em Flushing Meadows.
Depois das senhoras Rui Machado, alcançou hoje a 3ª ronda do qualifying do Open dos Estados Unidos batendo só e apenas o campeão olimpico de 2004 e ex top 20 Nicholas Massu, 9º CS da qualificação.
O adversário é bem possível que seja Flavio Cipolla, temível jogador italiano.

A verdadeira ironia do sorteio...

Três torneios do Grand Slam na carreira de Frederico Gil, terceiro encontro na 1ª ronda face a Jeremy Chardy.
As duas anteriores tiveram diferentes histórias mas igual conclusão.
Em Roland Garros, o francês bateu em menos de duas horas o jovem de Oeiras por 6-3 6-2 7-6, ao passo que na relva londrina, Gil até esteve a ganhar por 2-1 em sets, acabando por ceder fisicamente face a um adversário mais fresco.
Essa questão física, desta feita, não se põe, uma vez que é a primeira vez que Gil entra directo para o Quadro Principal, ao passo que nas duas ocasiões anteriores, o francês tinha beneficiado sempre de Wild Card.
Vamos esperar que a história seja outra, até porque desta feita Gil , ocupa o melhor ranking da sua carreira, gozando um momento de forma único.

Neuza e Michelle na final da qualificação do USOPEN

Mais um dia fantástico para o ténis português por terras do Tio Sam.
Jogando ao mesmo tempo mas em courts diferentes, Michelle Larcher de Brito e Neuza Silva ultrapassaram os seus difíceis embates, mas com dificuldades diferentes.
Michelle venceu de modo relativamente fácil a norte americana Abigial Spears por 6-2 7-5 após duas entradas turbulentas em ambos os sets.
Neuza, mostrou o seu espírito de guerreira e deu continuidade ao seu grande momento de forma, batendo a sul africana Nathalie Grandin por 3-6 6-4 6-4, num jogo onde Neuza prevaleceu na parte final.
Michelle e Neuza jogam as suas respectivas 3ª rondas (finais da qualificação) amanhã, face a Ioana Raluca Olaru e Roberta Vinci, respectivamente.

ÉVORA VOA PARA UM OURO HISTÓRICO


Finalmente, no meio de polémicas e desilusões, Nélson Évora salta para o ouro olímpico, com 17,67, consagrando-se assim como campeão Olímpico e Mundial (em 2007) do triplo salto.
Doze anos depois de Fernanda Ribeiro, novo ouro para a delegação portuguesa, o 4º da história, a 22ª medalha de sempre, um momento histórico, inesquecível.
Parabéns Nélson!

E um Machado apareceu para quebrar mais um recorde!

Pela primeira vez na história do ténis nacional, 3 portugueses estão na segunda eliminatória da qualificação do mesmo Grand Slam, feito concluído por Rui Machado, que hoje ultrapassou o americano Nunez por 6-4 6-4.
Machado defronta amanhã apenas e só o campeão olimpico de Atenas 2004, Nicholas Massu, longe da sua melhor forma.
Este é claramente, um dos melhores momentos da história do ténis nacional, sonhando o nosso cantinho à beira mar plantado com a possibilidade de ter 4 jogadores no quadro principal deste gigante certame.
Amanhã, Machado, Neuza e Michelle jogam o acesso à final da qualificação do UsOpen.

A melhor sorte para os 3.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Dia positivo em Flashing Meadows

Neuza Silva conseguiu finalmente ganhar uma ronda em qualificações de Grand Slams, depois de bater hoje a bielorrussa Yakimova por 6-3 6-3, num resultado surpreendente.
A nº1 nacional, Michelle Larcher de Brito, logrou mais umas das suas estupendas recuperações, batendo a norte americana Angela Haynes por 3-6 7-5 6-4, depois de ter estado a perder por 3-6 2-5.
Michelle enfrente agora Sprem ou Spears ao passo que Neuza enfrenta Nathalie Grandin.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Federer deixa nº1 com amarga derrota

O ainda nº1 Roger Federer, manteve esta manha a toada desta negra época de 2008.
O suíço, que vai perder o nº1 do mundo na próxima segunda feira, mostrou hoje mais uma prestação sem confiança, sem o seu estigma de campeão, sem brilho e com erros que não são normais no melhor de todos os tempos.
Federer perdeu como James Blake nos quartos de final do torneio olímpico, não podendo assim alcançar qualquer medalha na prova de singulares.
Mas as medalhas não estão ainda fora dos planos do suíço que está ainda na competição de pares, ao lado de Stanislav Wawrinka.

No torneio feminino, Elena Dementieva persegue a sua segunda medalha olímpica e hoje cometeu a proeza de eliminar aquela que era talvez a principal favorita depois das desistências das belas Ivanovic e Sharapova, Serena Williams.
A russa ganhou por 3-6 6-4 6-3, após ter estado a a liderar por 5-0 no set derradeiro.
A irmã de Serena, Venus, foi também derrotada, mas essa de forma bem mais surpreendente face à chinesa Na Li, por duplo 7-5, perante um publico chinês completamente eufórico.
O quadro de meias finais conta já com Zvonareva mas ainda não está completo pois Jankovic e Safina irão entrar em court apenas amanhã.
Nos Homens Nadal jogará com Djokovic e Gonzalez será o adversário do carrasco de Federer, James Blake.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Olímpicos, Olímpicos

Um certame desportivo, cultural e político. O evento mais importante do Mundo decorre há 5 dias em Pequim, tendo sobre ele depositadas expectativas de milhões de atletas e adeptos.
A China, procura mostrar-se ao mundo, apresentando uma organização bastante positiva, marcada pela segurança apertada e por uma cerimónia que me arrisco a afirmar que vai ser imbatível.
No que ao desporto diz respeito, a grande figura destes primeiros dias é incontornavelmente, Michael Phelps, que em 4 dias de natação já averbou 5 medalhas de ouro em cinco provas, algo que lhe permitiu somar 11 medalhas no conjunto dos seus dois Jogos Olímpicos, passado assim a ser o atleta com mais medalhas de ouro em 116 anos de Jogos.
O Balanço português é para já medíocre, com o Judo a deixar muitos dos adeptos com água na boca. A melhor foi a pequena Ana Hormigo, com um 7º lugar.
Mas o melhor, poderá ainda estar para vir, o atletismo trás a melhor mundial do ano, Naide Gomes, o campeão do Mundo Nélson Évora e o medalhado de prata dos Olímpicos de 2004 Francis Obikwelu. O triatlo trás a melhor de sempre, Vanessa Fernandes e a vela está a beira de nos trazer resultados de grande destaque.
Há que sonhar...

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Blog de férias

O blog entra assim em férias, voltando a tempo inteiro em plenos Jogos Olímpicos.
A altura não é oportuna, mas nada posso fazer.

Dia negro para os nºs 1

Ana Ivanovic e Roger Federer foram hoje eliminados dos seus respectivos torneios, colocando assim os seus postos de líderes da hierarquia mundial em risco.
Federer perdeu em Cincinatti face ao gigante de 2,08 Ivo Karlovic, por 7-6 4-6 7-6, não mostrando o ténis que leva a que todos o considerem o melhor tenista de todos os tempos.
Ana Ivanovic, perdeu por sua vez, na sessão nocturna de Montreal, face a Tamira Pazcek, por 6-2 1-6 6-2, num jogo de altos e baixos para a bela sérvia.
Assim, em caso de vitórias de Nadal e Jankovic nos seus torneios, Ana e Roger irão perder os seus postos, de nº1 mundiais.