segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Natal (In)Feliz para as águias

A 12ª jornada da Liga Sagres ofereceu-nos um facto raro.

Os 3 grandes empataram, todos por 0-0, num fim-de-semana em que até o Leixões empatou, a 1 bola com o Estrela.

Mas o líder Benfica foi o último a entrar em campo.

Os encarnados subiram ao relvado com a garantia de serem campeões de Inverno 15 anos depois, e com a forte esperança de aumentar para 4 a vantagem para Porto e Leixões e para 5 a vantagem sobre o Sporting.

O balanço desta meia época de Benfica é complicado de fazer.

Se o Benfica está fora de duas das quatro competições que poderia ganhar, se o Benfica não tem fio de jogo, se o Benfica acumula lesões todas as semanas (sendo que muitas delas afectam jogadores que não foram baratos e que geravam enormes expectativas), é o mesmo Benfica que está na liderança do campeonato sem precisar de deslumbrar, e é o mesmo Benfica que pesa embora todos os problemas de lesões referidos, possui um plantel que faz que os suplentes não sejam claramente inferiores aos titulares.

O jogo de hoje no Estádio da Luz, serviu mais uma vez para demonstrar que os laterais do Benfica são fracos, lentos e longe da qualidade que evidencia o resto da equipa.

Esta noite evidenciou mais uma vez a tendência que o Benfica tem para, particularmente em casa, fazer primeiras partes que dão, efectivamente para adormecer os recém-nascidos que (embora desaconselhados a rumar ao estádio) tenham presenciado a partida de hoje.

O meio campo, e a falta de criatividade no mesmo, contribuíram para essa inofensividade da formação da Luz na 1ª parte, com Yebda e Katsouranis a não terem o entrosamento que se desejaria e com Di Maria a continuar a padecer de falta de neurónios que o ajudem a perceber o jogo e não apenas a fazer parte dele.

Na segunda parte, as coisas melhoraram, a entrada de Nuno Gomes trouxe uma alteração táctica que ajudou o Benfica, e que me parece (falo do 4x4x2 losango) ser a solução táctica que perante a falta de extremo direito e a abundância de pontas-de-lança de qualidade, me parece a mais acertada.

Deixo ainda a minha estranheza ao facto de Nuno Gomes voltar (mesmo com Aimar lesionado pela milionésima vez) a não ser titular. Acho impressionante como o jogador mais valioso do clube da Luz (tendo em conta o somatório golos+assistências) e figura máxima e representativa da Mística que este clube diz ter, continua a não ser primeira opção.

Nota final para o triste (e este não tão raro) facto que nesta jornada da liga Sagres, marcaram-se 10 golos. Mau demais para ser verdade!

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente o sortudo que acertar no totobola este fim de semana vai ganhar muito dinheiro tal a qauntidade de supresas nesta jornada em nenhum dos 4º primeiros classificados ganhou.. Quanto ao Benfica claramente joga melhor em losangulo principalmente quando não há Reyes para carregar a equipa no lado esquerdo. Em 4-4-2 classico falta à equipa alguem q faça as transições ofensivas. A colocação do Ruben Amorim no meio pode ser a solução mas depois falta alguem para o lado direito, estando Carlos Martins lesionado. Penso que esta pausa vai fazer bem ao Benfica para recuperar Reyes, Aimar e Carlos Martins. Quanto ao Di Maria parece-me um jogador com potencial mas com muito ainda para aprender. Apesar das falhas dos grandes parece-me que há um grande merito das equipas pequenas que apresentam defesas mt solidas e jogadores velozes no contra ataque. Passado 15 anos Benfica é campeão de Natal o que ja é bom prenuncio.