domingo, 26 de outubro de 2008

O Chumbo do Professor

Nem sequer sou daqueles que considere que ao primeiro problema, a culpa é do treinador.
Mas o Professor Jesualdo, tem feito questão de semana após semana , dar a entender de que o seu plantel é magnifico, que este é um grande Porto, e de que a Direcção lhe deus todas as condições.
Quando assim é, parece-me à primeira vista que só sobra, a própria equipa técnica, chefiada por quem? Pelo Professor. Irónico, confuso, curioso, mas uma coisa é certa. Uma equipa que perde dois jogos consecutivos em casa (quando foi a última vez que isto aconteceu??) não pode (ou não deve) estar num bom momento.
Fiz questão de ser simpático e escolher uma foto na qual o professor Jesualdo Ferreira não mostrasse os dentes, porque para quem diz que "ganhar é como lavar os dentes", é provavel que não seja muito agradável olhar para algo que não é lavado, (fora Sertanense em que a pasta era pouca)há umas semaninhas.
Deixando-nos de ironias, há que ser realistas: Ao contrário do que Jesualdo Ferreira tem feito questão de apregoar, o Porto está longe de ter uma equipa formada e forte, longe de ter uma equipa bem construida e consistente. O Futebol Clube do Porto possui neste momento um plantel em obras intermináveis .
O jogo de hoje, veio mostrar mais do mesmo.
O Porto entrou mal, sofreu um golo aos 3 minutos, tentou reagir, não conseguiu e sofreu outro, acabou por empatar e quando se esperava que viesse a ganhar, sofreu mais dois golos (apenas um validado) e acabou por perder face a um Leixões a jogar um futebol fabuloso, mas que estaria ao alcançe do Porto caso o Porto jogasse o que sabe, ou será que não sabe mesmo?
E será que o Professor Jesualdo sabe responder a isto? O tal senhor que diz que esta equipa é muito melhor que a do ano passado após um empate com o SLB, que vem dizer depois que a derrota com o Dinamo foi o resultado possível mediante os jogadores que tem e que hoje diz que o resultado foi desastroso e que a equipa jogou mal.
Incoerente? Decerto.
Acredito no entanto que apesar de tudo, o Porto, pode e deve estar na primeira linha de candidatura ao título, porque independentemente da sua equipa (ou falta dela) ser muito mais fraca que a do ano passado, Benfica e Sporting também não podem afirmar ter um plantel que seja substancialmente melhor do que o dos Dragões, como de resto ficou provado nos confrontos precoces entre os grandes neste início de campeonato.

Atenção a este Leixões, que lidera o campeonato e que poderá ser acompanhado por Estrela e Nacional já amanhã.
Confessemos que é bonito ver os pequenos à dimensão dos grandes quando já está cumprido mais de 1/6 do campeonato.

2 comentários:

Anónimo disse...

Conheço pessoalmente o Professor Jesualdo dos tempos em que passou pela Marinha na Reserva Naval. Dos
tempos em que era adjunto de Carlos Queiroz e lhe alinhavava os
relatórios. A única vez que entrei num balneário de um clube de futebol foi quando Jesualdo era treinador do Benfica, levado pela mão de um actual vice-Presidente.
Confesso que pode-se dizer desde já que tem o destino marcado. Não
sinto nenhuma pena dele porque o conheço pessoalmente e o seu ciclo já terminou.
Jorge Casals Braga

Anónimo disse...

Pois mas parece que o Jesualdo modificou o seu discurso, visto que, depois da derroata contra o Dinamo de Kiev disse que com aqueles jogadores que tem à disposição é impossivel fazer melhor.. Parabens ao Leixões por estar em 1º com todo o mérito tendo já jogado contra Benfica e Porto.. Deixo uma palavra de apreço ao trabalho feito pelo José Mota no Leixões continuando na senda do bom trabalho que fez no Paços de Ferreira. Já merece uma oportunidade num clube de maior dimensão.