quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Jornada Europeia

A jornada europeia desta semana, trouxe fundamentalmente, alegrias aos adeptos das diversas equipas. Com uma excepção obvia, o Porto.
O Porto foi precisamente a primeira equipa a jogar, na terça-feira, em casa com o Dinamo de Kiev, equipa perfeitamente ao alcançe do campeão nacional, principalmente quando falamos dum jogo disputado no estádio do Dragão, e dum Porto que não perdia há 3 anos em casa para a Liga dos Campeões.
No entanto, o Porto, apareceu sem chama, parendo à espera que tudo se resolvesse por si só.
As coisas não correram dessa forma, o Porto não jogou o suficiente nem concretizou, e o Dinamo num estranho livre, colocou a bola lá dentro.
Durante uma hora, viu-se pouco Porto em busca do empate, e nem um Hulk de qualidade (porque é que não é titular), conseguiu ajudar o Porto a evitar a derrota em casa.
No final, discuros resignado do professor afirmando que "foi o resultado possível, com os jogadores que temos", um enorme paradoxo para quem tanto tem defendido a sua equipa.

Viramos para quarta-feira, para falar dum Sporting, pragmático, que não quis jogar para o espectáculo, mas para fazer o melhor resultado possível, resultado esse que foi, a vitória.
Liedson resolveu, depois dum passe fabuloso de Derlei, num dos poucos (ou único) lances em que o Sporting pisou a pequena área do Shacktar Donetsk.
Os ucranianos, procuraram ao longo de todo o encontro o golo, mas nunca foram dominantes ao ponto de se considerar o resultado injusto.
Com tudo isto o Sporting soma 3 pontos, que o colocam perto duma qualificação inédita e histórica para a próxima fase da Champions.

A Taça Uefa trouxe dois excelentes resultados para o futebol português.
O Benfica, procurava fazer história em Berlim, sonhando com uma primeira vitória na história do clube em terras alemãs. Ainda não foi desta.
Yebda lesionou-se no aquecimente, obrigando Quique Flores a colocar no 11 inicial, o desajeitado Binya.
Não duvido que ele tenha vontade, mas a sua qualidade é... Zero! Não sabe fazer um passe direito, não tem visão de jogo, apenas tem força e corpo, nada mais.
Di Maria marcou o golo que abriu o marcador, após um passe brilhante de Nuno Gomes, que mais uma vez, correu quilómetros e jogou como poucos jogam, actualmente em Portugal.
Cada vez percebo menos aqueles que põem em causa a qualidade de Nuno Gomes, e aqueles que ousam duvidar da sua titularidade no Benfica, e mesmo na selecção.
Vá-se lá entender o professor Queiroz!
Katsouranis saiu a 15 minutos do fim e o Benfica perdeu o dominio do jogo, sofreu o empate e só não perdeu por sorte, nuns últimos minutos escusadamente sofríveis, para os quais a saída (infeliz) de Reyes também contribuiu.
Apenas uma ressalva para a enorme qualidade da dupla de centrais hoje. Sidnei é muito, muito bom e Luisão fez mais uma exibição sólida.
Por fim, destaque-se um Suazo que correu, pressionou, lutou e que mostra que se Quique continuar a apostar (e bem) em Nuno Gomes, Cardozo tem os dias contados.

O melhor fica para fim!
Noite de gala em Braga, 3-0 ao Portsmouth que tinha enterrado o Vitória e que foi completamente aniquilado esta noite na pedreira face a um Braga que ainda não convenceu na LIGA, mas que anda gigante na UEFA!




1 comentário:

Anónimo disse...

Quanto ao Porto incrivel as declarações que fez desvalorizar os jogadores de forma directa, isto não parece mesmo do FCP. Se fosse o treinador do Benfica não se falava mais nada durante 1 mês pelo menos. Quanto ao futebol parece-me que por este andar nem para o campeonato vai dar para ganhar. Quanto ao Sporting poderá fazer este ano a sua melhor Champions de sempre apesar de não estar a jogar bem está a ganhar que no fundo é o que interessa. Quanto ao meu Benfica não concordo que o Bynia seja tão mau, penso que é eficiente a destruir jogo mas mau a sair com a bola, caso para dizer não vás para o Inter Yebda. Quanto às substituições parece estranho substituir-se o Katsoranis e manter o Bynia em campo e tirar o Reyes e pôr o Urreta não acrescentando nada ao jogo. O Braga continua em grande na taça Uefa parece que se está a poupar no campeonato..